terça-feira, 20 de dezembro de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - Nossa Senhora das Neves

Chegou ao fim o percurso do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja"!
As últimas iniciativas deste périplo, que percorreu as actuais 12 freguesias do concelho de Beja, decorreram na freguesia de Nossa Senhora das Neves nos passados dias 16 e 17 de Dezembro. 
O Espaço Internet na aldeia das Neves recebeu a conferência "Terra e água: a Idade do Bronze no território de Nossa Senhora das Neves" onde perante uma plateia de 15 assistentes se falou das novidades arqueológicas deste período na região, assunto que gerou um longo e interessante debate.



O percurso pedestre do dia seguinte levou os 29 caminheiros inscritos a um percurso de perto de 9 km entre as aldeias das Neves e do Padrão, havendo oportunidade durante o caminho para falar sobre alguns sítios arqueológicos da Idade do Bronze desta freguesia como o Monte da Robalinha ou a Quinta do Estácio, entre outros.






No final do trajecto houve lugar a um momento de confraternização entre os participantes, na antiga escola primária do Padrão, onde a merenda partilhada serviu para saborear a gastronomia local ao som espontâneo do cante alentejano!




Os nossos agradecimentos à Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves por todo o apoio à organização e pelo envolvimento directo nas iniciativas promovidas, bem como à Câmara Municipal de Beja.
Terminado este projecto de divulgação arqueológica e educação patrimonial o balanço final ficará por fazer no início do próximo ano uma vez que em Janeiro ainda haverá espaço para uma última iniciativa que pretende sobretudo celebrar o que se alcançou ao longo do todo o ano de 2016 e presentear os participantes com algumas surpresas!
Até lá...boas caminhadas (arqueológicas!).

Sem comentários: