terça-feira, 1 de novembro de 2016

Ainda a propósito de pedras com "covinhas"

O recente post colocado neste blogue sobre as pedras com "covinhas" do Outeiro do Circo (ver aqui) gerou um movimento acima do esperado, registando-se até ao momento 1389 visualizações de páginas e um alcance de 3355 pessoas no facebook.
Mas mais importante ainda foi o facto deste assunto ter merecido alguma discussão e comentários de grande interesse que provam que o desconhecimento que este tipo de manifestação encerra geram um certo entusiasmo e dão lugar a todo o tipo de interpretações.
São conhecidas desde há muito hipóteses que pretendem ver nas rochas gravadas com "covinhas" todo o tipo de sugestões como representações astronómicas, jogos de tabuleiro primitivos, locais de preparação de libações, suportes para outros objectos entre muitas outras.
No entanto, o breve post publicado motivou um dos nossos leitores a enviar-nos uma interpretação diferente e da qual desconhecíamos por inteiro e que julgamos suficientemente pertinente e interessante para aqui partilhar na íntegra como forma de demonstrar que o conhecimento destas realidades deve permanecer aberto a todo o tipo de discussões devidamente argumentadas.
Aqui fica pois o comentário completo que nos foi enviado e devidamente ilustrado com uma foto:

Olá Miguel
Tudo bem?
Tive oportunidade de ler e ver imagens sobre a "Pedra das covinhas". Imediatamente, me lembrei desta fotografia que te envio que o meu irmão tirou no Quénia. Trata-se de uma rocha com cerca de 1,5m de altura (a olho) no Quénia, utilizada ainda hoje por tribos cuja actividade pastoril é a base da comunidade, para chamar à distância os pastores e o gado. Tal chamamento faz-se por percussão das pedras mais pequenas (que podes observar) na rocha grande originando as depressões em tudo idênticas às da Pedra das Covinhas.
Duvido que esse caso seja o mesmo mas achei curioso e decidi enviar-te.

Abraço
João

Sem comentários: