quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Balanço do Ciclo de Conferências Outeiro do Circo 2016


Ao longo do mês de Agosto o Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo promoveu um ciclo de conferências dedicado ao tema "Territórios".
O objectivo principal passou por trazer a Beja diversos investigadores de renome para fazerem sínteses do conhecimento produzido sobre diversos períodos da pré-história recente e da proto-história na região de Beja enquadrando cientificamente os novos dados em termos mais abrangentes e permitindo assim aos interessados conhecerem a evolução do território antes, durante e depois da fase em que o Outeiro do Circo se desenvolveu.
Estas sessões pretendiam integrar os participantes do Projecto Outeiro do Circo nas problemáticas em análise e ao mesmo tempo dar a conhecer à população local muitos dos novos dados surgidos nos últimos anos.
As quatro sessões tiveram lugar no largo do Núcleo Museológico do Sembrano nos dias 4, 16, 18 e 25 de Agosto e contaram com a presença de António Carlos Valera, para o Calcolítico, Miguel Serra e Eduardo Porfírio, sobre o Outeiro do Circo, de António Monge Soares, para a Idade do Bronze e de Rui Mataloto, para a Idade do Ferro.
Para além deste ciclo temático houve ainda lugar para outras duas conferências protagonizadas por colaboradores do projecto, no dia 9 de Agosto Katherine Leonard, voluntária nas escavações, apresentou o seu projecto/périplo mundial em torno da "Global Archaeology" e no dia 23 foi a vez de Samuel Neves mostrar as potencialidades de alguns métodos de detecção remota na sua utilização para a arqueologia.
No total, as 6 conferências realizadas contaram com 156 assistentes, numa média de 26 por conferência, o que só por si justifica o esforço realizado, sendo de destacar também os produtivos debates que se geraram em todas as apresentações. 
Refira-se que este ciclo foi organizado pela empresa Palimpsesto e o indispensável apoio financeiro e logístico foi suportado pela Câmara Municipal de Beja a quem mais uma vez se agradece pelo envolvimento constante nas acções propostas neste projecto.
Cumpriu-se assim um outro objectivo, o de aumentar o nível de participação neste ciclo de conferências que decorre desde 2014, e fica desde já manifestado o desejo de voltar em 2017 com mais um ciclo destinado a abordar temas da arqueologia que de certo modo se relacionem com a investigação em curso no Outeiro do Circo
António Carlos Valera
Sessão "A Pré-história Recente no Baixo Alentejo: um olhar crítico sobre os novos dados e as suas implicações sociais"
Katherine Leonard
Sessão "Global Archaeology: digging around the world"
Miguel Serra e Eduardo Porfírio
Sessão "O povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja): da investigação à educação patrimonial"
António Monge Soares
Sessão "A Idade do Bronze no Sul de Portugal"
Samuel Neves
Sessão "Detecção remota aplicada à detecção e registo de estruturas arqueológicas"
Rui Mataloto
Sessão "Através dos campos: aspectos da vida rural nos campos de Beja nos meados do I milénio a.C."

Sem comentários: