segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Conferência "Detecção remota aplicada à detecção e registo de estruturas arqueológicas"

O Projecto Outeiro do Circo convida a assistir à conferência "Detecção remota aplicada à detecção e registo de estruturas arqueológicas" que será proferida pelo Eng. Samuel Neves no próximo dia 23 de Agosto às 21:30 no largo do Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja.
O Eng. Samuel Neves é colaborador do Projecto Outeiro do Circo, tendo integrado a equipa da Universidade de Évora responsável pelas prospecções geofísicas aí realizadas. Posteriormente, através da SPN - Engenharia e Geofísica, realizou o modelo digital do terreno do Outeiro do Circo e actualmente encontra-se a efectuar trabalhos de detecção remota com recurso a várias técnicas não intrusivas.
Aqui fica o resumo da conferência.

Detecção remota aplicada à deteção e registo de estruturas arqueológicas
Eng. Samuel Neves
SPN – Engenharia e Geofísica

Resumo
A introdução das novas tecnologias na prospeção arqueológica e registo arqueológico têm permitido a todos os intervenientes rápidas e cirúrgicas intervenções.
Os novos métodos de diagnóstico recorrendo a técnicas de deteção remota, tais como: a deteção de estruturas por análise NIR (Near Infrared Analysis), que permitem a detecção indireta de estruturas arqueológicas enterradas através do índice de vegetação, e a deteção de estruturas por análise LWIR e SWIR (Longwave and Shortwave Infrared Analysis), possibilita a localização com elevado detalhe e precisão de estruturas enterradas. Estes métodos são realizados com recurso a drone e equipados com câmaras apropriadas para o efeito.
Atualmente, os métodos de captura da realidade bem como os programas informáticos estão cada vez mais desenvolvidos, o que possibilita capturar e gerar modelos digitais 3D de qualquer objecto (terrenos, estruturas arqueológicas, peças cerâmicas, etc), com grande detalhe, precisão e com elevada rapidez de execução.
Estes métodos são não-invasivos, não sendo necessária a escavação do local, nem a paragem de outros trabalhos em curso para a realização destes serviços.
A combinação destes métodos permite ao grupo de especialistas o estudo intemporal destes objetos e divulgar à sociedade os estudos realizados de uma forma simples, dinâmica, interativa e de fácil perceção. Serão apresentados vários casos onde foram aplicados estes métodos em Portugal.

Sem comentários: