quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Ciclo de Conferências Outeiro do Circo 2016 - 1ª Sessão

Sob o tema "Territórios", inicia-se amanhã, dia 4 de Agosto, o ciclo de conferências de 2016 do Projecto Outeiro do Circo, com António Carlos Valera.
A sessão tem início às 21:30 no largo do Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja.

A Pré-História Recente no Baixo Alentejo: um olhar crítico sobre os novos dados e as suas implicações sociais.
António Carlos Valera
Era Arqueologia / ICArEHB-UAlg

Resumo
O conhecimento da Pré-História Recente (genericamente 5500 – 2000 AC) no sul de Portugal, mais concretamente no interior alentejano, tem registado importantes desenvolvimentos nas duas últimas décadas. Tal tem ficado a dever-se, por um lado, à intensa actividade de minimização de impactes de grandes empreendimentos (de que se destacam a barragem e rede de rega de Alqueva e a construção da auto-estrada do Baixo Alentejo) e, por outro, ao desenvolvimento de projectos de investigação programada.
Nesta conferência procurar-se-á realizar um apanhado das mais importantes novidades presentes no registo arqueológico do Baixo Alentejo e decorrentes destes programas de minimização e investigação e pensar criticamente as suas implicações sociais numa dupla vertente: o seu impacto nas teorias interpretativas e explicativas das dinâmicas sociais pré-históricas e nos processos metodológicos de investigação; o seu impacto nas estratégias e políticas de salvaguarda e valorização patrimonial e no papel que o conhecimento produzido pela Arqueologia pode e deve desempenhar nas trajectórias sociais presentes.
Esta análise genérica e de escala ampla será concretizada através de duas realidades contextuais mais específicas: os contextos funerários e os recintos de fossos, relativos a um espectro cronológico balizado entre 3500 e 2000 AC.



Sem comentários: