quarta-feira, 27 de julho de 2016

Notas de Campo (1) - Campanha de 2016

A campanha de escavações de 2016 do Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja) irá incidir em duas novas áreas localizadas junto à secção Noroeste da muralha que circunda este povoado do Bronze Final.
As áreas de escavação realizadas em 2014 e 2015 centraram-se no topo do povoado com o objectivo de conhecer a zona habitacional e a sequência de ocupação do espaço interno.
Estas áreas revelaram uma escassa potência estratigráfica totalmente revolvida pelos trabalhos agrícolas mecanizados ou afectadas pela erosão e com presença de afloramentos o que gera poucas expectativas de puderem aí surgir vestígios conservados. No entanto, apesar da ausência de estruturas assinala-se a existência de concentrações de pedras que poderão ter correspondido a construções habitacionais e também uma fossa/silo escavada no substracto geológico e cujos níveis de enchimento embalavam grande quantidade de cerâmicas atribuíveis ao Bronze Final, bem como restos de fauna mamalógica e até um bloco pétreo com "covinhas". Estas sondagens demonstraram ainda que o Outeiro do Circo teve ocupações humanas, muito embora mais residuais. noutros períodos, dada a presença de materiais cerâmicos da Idade do Ferro, da Época Romana e da Idade Média, que não estão presentes noutras áreas já intervencionadas do povoado, parecendo limitar-se estas ténues ocupações ao topo.

Assim, e dada a maior potência estratigráfica existente junto aos taludes que escondem a linha de muralhas, a escavação deste ano vai concentrar-se em duas áreas de sondagem de 3 x 3 m junto à muralha, sendo uma delas localizada no seguimento de uma sondagem anterior que permitiu a escavação de uma secção da muralha.
Para além destas duas novas sondagens os trabalhos de 2016 também incidirão na finalização da sondagem 3, que foi alvo de um alargamento em 2015 para permitir uma melhor compreensão da estrutura negativa aí localizada.

Sem comentários: