segunda-feira, 18 de julho de 2016

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - União de Freguesias de Salvada e Quintos

Cumprida mais uma etapa do projecto "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja" que nos passados dias 15 e 16 visitou a região de Quintos, na actual União de Freguesias de Salvada e Quintos.
O forte calor que se tem sentido nos últimos dias e a época de férias que se vive levam a uma menor participação nas actividades programadas, mas mantém-se o objectivo de cumprir todas as jornadas previstas para as 12 freguesias do concelho de Beja. 
Assim, no dia 15, na Casa do Povo de Quintos, realizou-se a conferência "Das cabanas às muralhas: a Idade do Bronze na região de Salvada e Quintos", perante uma pequena assistência de 6 pessoas, dedicada a mostrar a riqueza arqueológica deste território durante a Idade do Bronze, bem como a diversidade de sítios conhecidos, desde pequenas aldeias na planície, vários tipos de cemitérios e povoados muralhados junto à Ribeira de Cobres.


No dia seguinte, 16 de Julho, foi a vez do já habitual percurso pedestre destinado a mostrar como e onde viviam as comunidades da Idade do Bronze neste território, destacando-se alguns sítios como os cemitérios do Monte do Montinho e do Vau de Baixo, os vários pequenos povoados de planície e a importância que o Rio Guadiana assumiu durante a etapa final deste período.



A ultima parte do percurso desenvolveu-se ao longo do rio, aliviando um pouco os quase 40º que se faziam sentir, terminando no Parque de Merendas do Guadiana para um momento de convívio, com os cerca de 30 participantes, entre vários petiscos da merenda partilhada e com a exposição "Silos, sepulturas e muralhas da Idade do Bronze" guardada como surpresa final. Refira-se que esta exposição ficará posteriormente na Casa do Povo de Quintos à disposição do público. 



Resta-nos agradecer mais uma vez a colaboração dos técnicos da Câmara Municipal de Beja e o apoio da União de Freguesias de Salvada e Quintos e sobretudo a resistência e entusiasmo dos "Caminheiros do Bronze"!
Em Agosto, nos dias 19 e 20, será a vez da União de Freguesias de Salvador e Santa Maria para mais uma jornada sobre a Idade do Bronze da região de Beja.

Sem comentários: