domingo, 23 de agosto de 2015

Projeto faCta em ATL

O Projeto faCta  - oficinas de cerâmica da Idade do Bronze - colaborou com a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista (Beja) na realização de atividades direcionadas para um ATL.
Assim, no dia 21 de Agosto, foi a vez dos jovens em férias do ATL do Penedo Gordo, aldeia do concelho de Beja, se iniciarem na modelação de peças cerâmicas pré-históricas.
Os jovens oleiros puderam deste modo testar as suas capacidades e expressarem a sua criatividade durante uma tarde que se iniciou com uma breve explicação sobre o que se pretendia fazer, logo seguida da modelação de cerâmicas com utilização de barro proveniente das escavações do Outeiro do Circo, que antes já havia sido visitado por alguns destes jovens.
A sessão decorreu com o entusiasmo típico dos mais novos e houve lugar a várias surpresas entre os artefactos fabricados que variaram entre as tentativas de produzir peças semelhantes às réplicas e desenhos fornecidos e outras que exibiam uma larga capacidade de imaginação.
Cabe ainda agradecer o envolvimento dos voluntários do Projeto Outeiro do Circo que assim puderam não só participar na própria sessão, mas também aderirem e compreenderem melhor o porquê da realização de atividades educativas no âmbito deste projeto de investigação arqueológica.
Por fim os nossos agradecimentos a Ana Osório, que dirigiu a sessão e que concebeu este projeto no âmbito da realização de atividades de arqueologia experimental decorrentes da investigação no Outeiro do Circo, mas que mais uma vez atesta a capacidade e interesse de poder ser colocado ao serviço de ações de divulgação. Também aqui deixamos os nossos sinceros agradecimentos à equipa do ATL do Penedo Gordo pelo excelente acolhimento a esta iniciativa.
E, claro está, os parabéns aos magníficos 20 jovens oleiros do Penedo Gordo....











Sem comentários: