sábado, 29 de agosto de 2015

Notas de Campo (5) - Campanha de 2015

Chegou ao fim a campanha de 2015 do Projeto Outeiro do Circo!
Nesta ultima semana de trabalhos foi possível concluir a escavação da sondagem 6 que mais uma vez revelou uma fraca potência estratigráfica e ausência de níveis ou estruturas conservadas, uma vez que o substrato geológico se encontra à profundidade de afetação dos arados como é notório pelos sulcos que aí ficaram marcados.
No entanto há que registar a presença de materiais cerâmicos romanos e medievais nesta sondagem, tal como sucedeu na sondagem 5, o que pode trazer novas pistas sobre as ocupações ou usos mais recentes do Outeiro do Circo.

Na sondagem 3 foi possível terminar a escavação da fossa aí encontrada e procedeu-se a uma caraterização geológica de pormenor devido às diferenças no substrato rochoso que se observam nas várias sondagens intervencionadas na zona alta do povoado.
Os trabalhos nesta área e no respetivo alargamento não ficaram concluídos pelo que no próximo ano haverá que averiguar algumas concentrações de blocos pétreos que surgiram nos últimos dias. 
Após os respetivos registos das áreas em curso de escavação procedeu-se à selagem provisória desta sondagem de modo a proteger os níveis cuja escavação será retomada em 2016.



O tratamento de materiais desta campanha prosseguiu até aos últimos dias e foi efetuada uma análise sumária do conjunto sendo de destacar a presença de materiais de diversas épocas, com destaque para alguns fragmentos de grandes recipientes com asas triangulares e um conjunto diversificado de cerâmicas decoradas, quer da Idade do Bronze, quer possivelmente já da Idade do Ferro.
A classificação e estudo destes materiais irá prosseguir de modo faseado ao longo do próximo ano.


O ciclo de conferências teve mais duas apresentações, a primeira dedicada ao enquadramento geológico do Outeiro do Circo, a cargo de Sofia Soares, consultora científica do projeto e que foi enriquecida com uma sessão prática de observação de amostras de materiais e identificação de alguns líticos recolhidos na campanha deste ano.


A ultima sessão esteve a cargo de Luís Alexandre, aluno de arqueologia que participou nas escavações arqueológicas e que apresentou o seu projeto ARQ4ALL, revelando um conceito de divulgação e promoção do património cultural com muitos pontos de contacto com o programa de Educação Patrimonial do Projeto Outeiro do Circo, que já participou em atividades promovidas pelo ARQ4ALL em Arouca no âmbito da organização de oficinas de cerâmica pré-histórica. 

Mesmo a terminar a campanha deste ano houve lugar a mais uma visita de jovens em férias ao Outeiro do Circo, referimo-nos ao ATL da Salvada (Beja) que trouxe até às escavações um grupo de cerca de 30 entusiastas que como de costume puderam conhecer o povoado mas também participar ativamente nos trabalhos durante uma manhã.




Em breve faremos um balanço mais exaustivo do conjunto da campanha desenvolvida ao longo do mês de Agosto, mas por agora deixamos apenas o nosso agradecimento aos participantes desta quinzena: Marta, Inês, Diana, Tatiana, Alejandra, Ana Rita e Luís.

1 comentário:

_ricards_ disse...

Aquela penúltima foto está genial.
A mochila do miúdo de boné vermelho diz "Eat My Dust" - nada mais apropriado.

Continuação de bom trabalho.