terça-feira, 25 de agosto de 2015

Caminhada de Cultura - Na Rota da Arqueologia

No passado dia 23 de Agosto o Projeto Outeiro do Circo colaborou na Caminhada de Cultura - Na Rota da Arqueologia integrada na Semana Cultural da Salvada (Beja), organizada pela União de Freguesias de Salvada e Quintos.
O percurso iniciou-se no centro da aldeia em direção ao sítio arqueológico de Salvada 10, um monumental recinto de fossos de época calcolítica que ocupa uma vasta área de cerca de 17 ha sendo atravessado pelo Barranco da Salvada. O percurso seguido permitiu atravessar o sítio na íntegra e apesar dos vestígios arqueológicos recentemente escavados não se encontrarem visíveis, foram observados inúmeros fragmentos de cerâmica pré-histórica.
Em seguida os participantes atravessaram os campos cultivados em redor da Salvada para entrarem novamente na aldeia em direção ao campo de jogos, local onde nos anos de 1980 foi detetada uma necrópole de cistas da Idade do Bronze e cujos materiais recolhidos figuraram numa importante exposição no Museu Nacional de Arqueologia, nos anos 90 do século passado.
Esta Caminhada de Cultura permitiu aos interessados conhecerem um pouco da história mais antiga da região da Salvada, permitindo a compreensão das formas de ocupação deste território em distintos períodos da pré-história.
Resta-nos agradecer à organização o convite dirigido ao Projeto Outeiro do Circo para colaborar na conceção deste percurso temático.

1 comentário:

Unknown disse...

Um grande obrigado ao Miguel Serra por esta colaboração com a União de freguesias de Salvada e Quintos.