terça-feira, 28 de julho de 2015

Notas de campo (1) - Campanha de 2015

Os trabalhos da campanha de 2015 do Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja) iniciaram-se com a realização de prospeções geofisicas em três áreas previamente selecionadas.
Localização das áreas de prospeção geofísica e sondagens arqueológicas

O intuito destes trabalhos centra-se no uso de métodos geofísicos (magnetometria) para aquisição de dados sobre o sistema defensivo do Outeiro do Circo numa área onde o talude da muralha já não é visível no terreno e na identificação de possíveis estruturas habitacionais no interior do povoado de modo a facilitar a localização de futuras áreas de escavação arqueológica.
Os trabalhos foram desenvolvidos por elementos do Instituto de Ciências da Terra - Laboratório Hércules (José Borges, Bento Caldeira, Rui Oliveira e Osório Cavacundo) e abrangeram três áreas com cerca de 60 x 60 metros.
Estas  prospeções surgem na continuidade dos trabalhos desenvolvidos em 2014 pela mesma equipa e que incidiram em áreas de dimensão inferior às agora realizadas.
A apresentação e divulgação dos resultados da geofísica deverão ocorrer durante o ultimo trimestre e serão aqui devidamente anunciados.



Sem comentários: