quinta-feira, 9 de abril de 2015

Balanço 2014

Com um atraso significativo em relação ao que sucedeu em anos anteriores, só agora nos foi possível dispor de algum tempo livre para traçar o balanço das atividades realizadas em 2014 no âmbito do Projeto Outeiro do Circo.
O ano transato fica claramente marcado pelo início de um novo projeto de investigação, sob o título bastante genérico de “O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)”, que irá continuar até 2017.
No âmbito deste novo projeto foi possível retomar o trabalho de campo no verão passado, com uma campanha de escavações centrada na abertura de novas áreas de sondagem no espaço interior do povoado. Estes trabalhos foram precedidos pela realização de prospeções geofísicas com recurso a geo-radar e magnetometria, a cargo do Centro de Geofísica de Évora, como resultado de um protocolo estabelecido com o Centro Hércules (Univ. Évora) que em muito pode contribuir para um aumento exponencial da informação científica sobre o Outeiro do Circo.

Os professores José Fernando Borges e Bento Caldeira (Centro de Geofísica de Évora) durante os trabalhos de prospeção com Geo-radar 

Escavações em curso

Quanto à campanha de escavações propriamente dita, podemos dizer que decorreu de forma muito positiva, trazendo à superfície dados inéditos sobre a ocupação do povoado, como se comprova pelo aparecimento pela primeira vez de cerâmicas enquadráveis na Idade do Ferro, até ao momento desconhecidas no Outeiro do Circo.
As já tradicionais visitas guiadas mantiveram-se durante todo o mês de Agosto enquanto decorreram os trabalhos de campo, e tiveram a novidade de pela primeira vez também integrarem a vinda de jovens em férias nos programas ATL da freguesia de Beringel e da união de freguesias de Santa Vitória e Mombeja.

Visita guiada com jovens do ATL de Santa Vitória e Mombeja

Outra novidade consistiu na criação de um programa de conferências, realizadas pelos membros do projeto e alguns investigadores convidados, que eram direcionadas aos voluntários que participaram nas escavações, mas que foram abertas a todos os interessados e que decorreram no auditório do Regimento de Infantaria 3 de Beja.

Conferência de António Monge Soares no Regimento de Infantaria 3 em Beja

Mais uma vez é de salientar que esta campanha só foi possível devido ao apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Beja e da empresa Palimpsesto, a quem expressamos o nosso agradecimento.
Para além dos trabalhos de campo há que salientar a realização de diversas ações de divulgação deste projeto destinadas a alcançar um público cada vez mais vasto e diversificado, mas também a criar um maior envolvimento com a comunidade local, no seguimento do programa de educação patrimonial que decorre ao longo de todo o ano.
Assim começamos por destacar a criação de um perfil do Projeto Outeiro do Circo no site de divulgação científica academia.edu, onde se encontram alojadas e disponíveis para descarga todas as publicações científicas sobre a investigação realizada sobre o Outeiro do Circo e que inclui também alguns textos de divulgação.
No mesmo âmbito, criou-se uma nova rubrica no blog, sob o título “Citações” onde são dados a conhecer alguns textos recolhidos na bibliografia arqueológica acerca do Outeiro do Circo.
Continuando na divulgação de carater mais científico há que mencionar a participação na Mesa Redonda “A Idade do Bronze em Portugal – os dados e os problemas” que reuniu diversos especialistas nacionais em Abrantes a 28 e 29 de Abril, na qual foi apresentada a comunicação “Os senhores da planície. A ocupação da Idade do Bronze nos «Barros de Beja» (Baixo Alentejo, Portugal)” e já publicada na revista Antrope. Outra participação a registar reporta-se ao convite endereçado para o Projeto Outeiro do Circo estar presente no 1º Forum – Museus, Empresas e Associações de Arqueologia (Mação, 18 de Novembro), onde se pretendeu dar destaque ao programa de Educação Patrimonial em curso através de uma comunicação intitulada “Algumas experiências de divulgação da arqueologia em ambiente de salvaguarda e investigação”, que será publicada durante este ano, mas podendo os interessados visualizar o power point da apresentação.

Conferência de Miguel Serra na Mesa Redonda "A Idade do Bronze em Portugal" (Abrantes, 28 e 29 de Abril 2014)

Conferência de Eduardo Porfírio no 1º Forum - Museus, Empresas e Associações de Arqueologia (Mação, 18 de Novembro 2014)

A participação no Encontro de Arqueologia do Sudoeste é já uma tradição deste projeto, que marcou presença na VIII edição realizada em Serpa e Aroche a 24, 25 e 26 de Outubro, com um poster dedicado à presença de vestígios calcolíticos no Outeiro do Circo. Também merece menção a publicação do artigo “Atrás dos gestos: as cerâmicas decoradas do Outeiro do Circo (Mombeja, Beja, Portugal) e a ênfase nas decorações brunidas” saído no volume de actas do VI Encontro de Arqueologia do Sudoeste (Villafranca de los Barros, 4 a 6 de Outubro de 2012).
No final do ano foi a vez de uma das colaboradoras do projeto, Ana Osório, se deslocar ao Algarve para duas apresentações em São Brás de Alportel e Lagoa, integradas nas conferências anuais da Associação Arqueológica do Algarve, com o título “Experimental insights on pottery interpretation” e que surgiu no seguimento do apoio anteriormente concedido à autora para a realização de um projeto de arqueologia experimental sobre cerâmica.
Por último, no que diz respeito à componente de divulgação para um público especializado, há que referir a publicação do livro online “Idade do Bronze do Sudoeste: novas perspetivas sobre uma velha problemática” que tem como editores Miguel Serra, responsável do Projeto Outeiro do Circo e Raquel Vilaça, consultora científica do projeto, e que reúne diversos contributos sobre vários temas da investigação subordinada ao Outeiro do Circo, nos artigos de Miguel Serra, Raquel Vilaça e Sofia Silva.
No ano de 2014 os responsáveis pelo projeto deram mais uma vez resposta a solicitações no âmbito da realização de trabalhos académicos, cabendo desta vez a criação de um estágio curricular para João Chinita, aluno do Instituto Politécnico de Beja, do curso de Artes Plásticas e Multimédia, que propôs e criou um site para o Outeiro do Circo. No mesmo âmbito de cooperações académicas há que felicitar a Ana Osório, colaboradora do projeto, pela defesa da sua tese de doutoramento “Gestos e Materiais: uma abordagem interdisciplinar sobre cerâmicas com decoração brunida do Bronze Final / I Idade do Ferro que integrou diversos estudos analíticos sobre cerâmica, realizados no âmbito do Projeto Outeiro do Circo, entre outros.
Ao nível da divulgação mais generalista há que registar o sucesso das iniciativas que integraram em dias consecutivos as Jornadas Europeias do Património e o Dia Mundial do Turismo, a 26 e 27 de Setembro, e que permitiram reunir várias dezenas de interessados numa conferência sobre “Educação Patrimonial, Turismo e Arqueologia”, proferida por Eduardo Porfírio e numa visita guiada ao Outeiro do Circo, conduzida por Miguel Serra e Sofia Soares, e que também incluiu uma caminhada até à aldeia de Mombeja, percorrendo os “Barros Pretos de Beja” ao longo da Falha da Messejana, num percurso que permitiu conhecer também as condições geológicas da envolvente do Outeiro do Circo. Por fim, os participantes foram brindados com uma mostra de produtos regionais, artesanato, gastronomia e cante alentejano, numa celebração destinada a promover uma série de valores culturais de forma integrada.

Conferência de Eduardo Porfírio nas Jornadas Europeias do Património (Núcleo Museológico do Sembrano, Beja, 26 de Setembro 2014)

Visita guiada no Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro 2014)

Cante, artesanato e gastronomia em Mombeja no Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro 2014)

Com o intuito de alargar o conhecimento produzido na investigação sobre o Outeiro do Circo a cada vez mais público, manteve-se uma relação de grande empatia com a comunicação social, sobretudo local, que ao longo do ano produziu diversas notícias sobre as atividades do projeto, tanto nos jornais como nas rádios, mas cabendo-nos destacar os convites para as entrevistas nos programas Estrada Municipal e Preto no Branco da Rádio Voz da Planície e no programa Verão Total da RTP. Ainda neste âmbito convém referir a presença do projeto nas redes sociais, principalmente através do Facebook, mas também noutras plataformas como o Twitter, o Pintrest, o Klout ou o Google+. A conjugação desta diversidade de meios e de canais de comunicação permite-nos atingir públicos distintos, tendo sempre como base da estratégia de comunicação o trabalho desenvolvido na vertente científica.

Entrevista com Eduardo Porfírio no programa Estrada Municipal da Rádio Voz da Planície (Mombeja, 15 de Março 2014)

Quanto a 2015…resta-nos esperar continuar com a mesma dinâmica e contando seguramente com o apoio de todos os que se interessam por este projeto!


1 comentário:

Rafa disse...

Muy buen trabajo el que estais haciendo ademas desde una perspectiva multidisciplinar y de divulgacion a las poblacion locales para implicarles en el proyecto.

Os deseo toda la suerte del mundo.