quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Notas de Campo (5) - Campanha 2014

Na última semana de trabalhos de campo da campanha de 2014 do Projeto Outeiro do Circo registaram-se algumas importantes novidades que terão de ser devidamente aprofundadas com os trabalhos de gabinete que se irão desenvolver em seguida.
Uma das áreas de escavação ficou concluída sem que tenham surgido evidências de estruturas arqueológicas apesar da elevada quantidade de material cerâmico recolhido. O substrato geológico nesta sondagem apresentava sulcos profundos relacionados com a agricultura mecanizada, o que poderá ter provocado elevados danos nos eventuais vestígios arqueológicos que aí possam ter existido.
Sondagem 4
 
Na outra área em curso de escavação observou-se que uma das concentrações de pedra desenvolve-se em profundidade formando uma depressão escavada no substrato geológico onde foi possível recolher uma imensa quantidade de materiais cerâmicos e registando-se também uma elevada concentração de restos de fauna.
Sondagem 3. Recolha de restos de fauna
Sondagem 3. Concentração de pedras
 
Também a outra concentração de pedras detetada nesta sondagem parece desenvolver-se em profundidade.
Sondagem 3. Aspeto final
 
Esta área não ficou concluída, pelo que a campanha do próximo ano incidirá na conclusão da escavação destas estruturas que por agora não têm função clara.
Sondagem 3. Registos finais
 
Entre o material recolhido registe-se o aparecimento de cerâmicas atribuíveis à Idade do Ferro, onde se inclui um fragmento com decoração estampilhada, já integrável na 2ª Idade do Ferro. O estudo de materiais que se sucederá irá ajudar a esclarecer se estes materiais são meramente residuais ou se poderão corresponder a uma continuidade de ocupação no Outeiro do Circo entre o Bronze Final e a Idade do Ferro, uma vez que ocorrem em conjunto com materiais de clara filiação anterior, como os elementos de foice, as pegas mamilares ou as taças carenadas entre outros.
 
Durante a semana intensificaram-se as visitas ao local das escavações, sendo de registar a presença de crianças de várias faixas etárias do ATL de Beringel e de Santa Vitória/Mombeja que para além da curiosidade com que acompanharam as explicações ainda manifestaram entusiasmo para ajudar a equipa de arqueologia no trabalho de campo.
Visita do ATL de Santa Vitória/Mombeja
Visita do ATL de Santa Vitória/Mombeja

O ciclo de conferências encerrou com duas iniciativas nesta última semana de campanha.
No dia 25 de Agosto foi a vez de António Monge Soares falar sobre o sistema de povoamento do Bronze Final no Alentejo Interior, o que permitiu aos assistentes conhecerem de modo mais alargado a realidade onde se insere o Outeiro do Circo.
Conferência de António Monge Soares
 
No dia 26 a conferência de Eduardo Porfírio centrou-se na vertente de educação patrimonial que tem sido desenvolvida neste projeto, procurando justificar a relevância de desenvolver esta área e mostrando exemplos de diversas atividades realizadas em anos anteriores.
Conferência de Eduardo Porfírio
 
Como nota final deixamos aqui o nosso agradecimento à equipa que nos ajudou nesta segunda quinzena, deixando para um futuro texto de balanço geral desta campanha os restantes agradecimentos a todos os envolvidos.
Equipa da 2ª quinzena.
Em cima: Sr. Manuel Patrício (CM Beja), Gonçalo Ferreira, Marta Fernandes, Sofia Silva, Luís Costa, Eduardo Porfírio.
Em baixo: Ana Rita Sampaio, Rui Oliveira, Sofia Lacerda, Rita Vaz
 
 

Sem comentários: