terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jornadas Europeias do Património e Dia Mundial do Turismo: balanço

As Jornadas Europeias do Património e o Dia Mundial do Turismo comemorados em Beja foram marcados por diversas iniciativas ligadas ao Projeto Outeiro do Circo.
Assim, no dia 26 de Setembro e no âmbito das Jornadas Europeias do Património, houve lugar a uma conferência sobre a componente de Educação Patrimonial do Projeto Outeiro do Circo, que teve lugar no largo do Núcleo Museológico do Sembrano, seguida de uma visita noturna aos vestígios arqueológicos aí existentes bem como à exposição temporária sobre o Outeiro do Circo e que contou com 15 participantes.
 

 No dia seguinte e já no âmbito do Dia Mundial do Turismo foi a vez de uma visita guiada ao Outeiro do Circo para cerca de 50 pessoas e que para além da componente arqueológica teve também em destaque as condições geológicas da região onde se insere o povoado do Outeiro do Circo, que foram sendo reveladas ao longo de um percurso pedestre até à aldeia de Mombeja.

Chegados a Mombeja os participantes foram brindados com mostras de artesanato local e com a possibilidade de contactar diretamente com os artesãos, para além de algumas provas gastronómicas ao som do cante alentejano que ficou a cargo do Grupo Coral Misto de Mombeja.
Para terminar, houve lugar a mais uma sessão de cante, desta vez com atuação do Grupo Coral Feminino de Santa Vitória, para logo de seguida se iniciar a degustação de diversos produtos gastronómicos da região, como o queijo, os enchidos, o presunto, a doçaria, o pão e o vinho.




Da parte da equipa do Projeto Outeiro do Circo resta-nos agradecer à Câmara Municipal de Beja pelo convite para representar o concelho de Beja nestas comemorações e a todos os que de algum modo se envolveram na organização das iniciativas bem como a todos os que manifestaram interesse em participar, esperando apenas que tenha sido uma experiência agradável e que se possa repetir noutras ocasiões.

Sem comentários: