segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Notas de Campo (3) - Campanha de 2014

Chegados a meio da campanha de 2014 do Projeto Outeiro do Circo começam a surgir os primeiros vestígios arqueológicos nas áreas de escavação, correspondentes a concentrações de pedra que poderão pertencer a derrubes de estruturas que aqui terão existido.
Surgem cada vez mais materiais, sobretudo cerâmicos, relacionados com a Idade do Bronze, começando a rarear os vestígios de outras épocas mais recentes.
Na próxima quinzena tentar-se-á definir com maior precisão estes vestígios de modo a verificar se de facto se tratam de estruturas de habitação da Idade do Bronze.
Trabalhos de topografia
 
Derrubes de pedra na sondagem 3
Lavagem de materiais

Na segunda semana de trabalhos houve ainda lugar à participação da equipa do projeto numa iniciativa da Associação Profissional de Arqueólogos que teve lugar nas instalações da EDIA, em Beja e onde se apresentaram os resultados do Projeto DISCO 2014 que pretende efetuar uma caraterização da profissão de arqueólogo em diversos países europeus.
Sessão de apresentação do Projeto DISCO 2014

No âmbito do ciclo de conferências integrado no projeto, apresentou-se uma sessão sobre o estudo da componente cerâmica do Outeiro do Circo, a cargo de Sofia Silva, trabalho este que resultou do tema de mestrado da autora, recentemente defendido na Universidade de Coimbra. Esta sessão teve como objetivo enquadrar os voluntários num dos diversos estudos efetuados no âmbito de um projeto de investigação anterior e contou também com a participação de outros interessados que se deslocaram ao Regimento de Infantaria 3 onde decorreu a conferência.
Resta-nos agradecer a participação dos voluntários que dão por finda a sua presença nesta campanha, desejando que tenham gostado desta experiência e que possam regressar no próximo ano.
Assim, aqui ficam os nossos agradecimentos ao Luís Alexandre, à Larissa Sá, ao Pedro Baptista e à Mariana Amado pelo seu empenho e dedicação.
Equipa da 1ª quinzena. Em cima: Mariana Amado, Ana Rita Sampaio, Luís Costa, Eduardo Porfírio, Sofia Silva, Larissa Sá. Em baixo: Pedro Baptista, Rui Oliveira, Luís Alexandre.




1 comentário:

marcos osorio disse...

Parabéns pelo trabalho.
Fico contente de ver esta malta que passou aqui pela Vila do Touro e que agora prosseguem a sua experiência de campo em contextos da Idade do Bronze.
Bons achados!