segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Notas de Campo (2) - Campanha de 2014

Terminada a primeira semana da campanha de 2014 do Projeto Outeiro do Circo é chegada a altura de fazer um resumo das atividades realizadas.
No Outeiro do Circo procedeu-se à marcação das duas áreas de escavação definidas após a realização dos trabalhos de geofísica, seguindo-se a limpeza da vegetação e o início da escavação arqueológica em simultâneo nas duas sondagens.
Até ao final da semana apenas foi possível remover a camada de terra vegetal sem que até ao momento se tenham atingido níveis com estruturas. No entanto ambas as sondagens revelam uma grande quantidade de materiais, quase exclusivamente cerâmicos, que apontam para várias cronologias para além do Bronze Final, desde a Idade do Ferro, ao período romano e até às épocas medieval e moderna, sem no entanto estarem associados a fases de ocupação claramente identificáveis.
Marcação das áreas de escavação
Áreas de escavação
 
Em relação às atividades paralelas do projeto, há que mencionar o início de um ciclo de conferências destinado aos participantes do projeto, mas a que podem assistir todos os interessados, e que teve lugar no auditório do Regimento de Infantaria 3 em Beja. A primeira sessão esteve a cargo de Miguel Serra, um dos responsáveis do projeto, e constituiu uma apresentação do projeto agora iniciado, devidamente enquadrado com os resultados da investigação produzidos até ao momento.
Ciclo de conferências

No Sábado dia 9 de Agosto aproveitou-se o dia de descanso para dar a conhecer um pouco da cidade de Beja aos voluntários, que este ano são todos estudantes de arqueologia da Universidade de Coimbra, através de visitas guiadas ao Núcleo Museológico do Sembrano onde também houve oportunidade para ver a exposição temporária dedicada ao Outeiro do Circo, seguindo-se a visita ao Museu Regional Rainha Dona Leonor e ao Núcleo Visigótico localizado na Igreja de Santo Amaro. Aproveitamos para agradecer a disponibilidade e amabilidade dos técnicos da Câmara Municipal de Beja e do Museu.
Visita ao Núcleo Museológico do Sembrano


 

 
 
 

Sem comentários: