sábado, 14 de junho de 2014

Tese de Doutoramento

Decorreram ontem, 13 de Junho de 2014, as provas públicas de discussão da dissertação de Ana Bica Dias Osório, intitulada "Gestos e Materiais: uma abordagem interdisciplinar sobre cerâmicas com decoração brunida do Bronze Final / I Idade do Ferro".
O júri, presidido pelo Doutor João Maria André (FLUC) e constituído pelas Doutoras Raquel Vilaça e Teresa Vieira (orientadoras, FLUC e FCTUC respetivamente), Ana Margarida Arruda (arguente, FLUL), Helena Catarino (arguente, FLUC), Lídia Catarino (arguente, FCTUC) e pelo Doutor Ignacio Pavón Soldevila (arguente, Univ. Extremadura), aprovou por unanimidade com louvor e distinção a tese apresentada.
O trabalho centrou-se no estudo arqueológico e arqueométrico de coleções de cerâmicas com decorações brunidas provenientes de 7 sítios arqueológicos portugueses e espanhóis entre os quais o Outeiro do Circo.
No âmbito do Projeto Outeiro do Circo, destacam-se os estudos analíticos elaborados sobre cerâmicas, amostras de solos e de blocos de barro cozido, cujos resultados já foram parcialmente apresentados ou publicados, mas também as diversas atividades de arqueologia experimental sobre cerâmicas que foram parte da metodologia de estudo usada na elaboração do trabalho agora defendido.
À Ana os nossos parabéns e votos de muitas felicidades, para além de um grande BEM HAJA por todo o apoio e envolvimento no Projeto Outeiro do Circo.

 

3 comentários:

Eunice disse...

Parabéns Doutora Ana Osório.
beijos
Eunice

Liliana disse...

Muitos parabéns Ana!
Beijinhos

José d'Encarnação disse...

Pois é, menina, é 'isto' que nos 'faz anciãos'!... Ainda em 1998-1999 eras minhas estudante de Epigrafia!... Um beijinho, minha querida Ana! E votos das maiores felicidades! Fico muito contente com o teu êxito!