sábado, 8 de fevereiro de 2014

Citações (2)

Publicamos novamente algumas citações sobre o Outeiro do Circo.
Desta vez são três excertos retirados da revista "O Arqueólogo Português", baseados nas recolhas de P. de Azevedo e A. de Figueiredo sobre as Memórias Paroquiais ou do Dicionário Geographico do Padre Luís Cardoso.
 
Transcrição:
Há perto desta villa hu Outeyro de bastante eminencia que chamão u Outeyro do Circo; e junto de seu cume há em roda hu muro de pedra antigo, que os Mouros chamarão Castro, e hoje os Militares entricheiramento. Está já em parte totalmente razo e paresse foy obra dos Mouros na sua retirada.

AZEVEDO, P. A. de (1896), Extractos arqueológicos das Memórias Parochiaes de 1758, O Archeologo Português, 2, p. 307

No seu termo, em hum oiteiro do Circo, se acha na sua superficie hum reducto, ainda que arruinado bem mostra que foy muro, por que ainda se conservão alguns pedaços, com pouca altura.”

FIGUEIREDO, A. M. de (1897), Informações arqueológicas colhidas no “Diccionario geographico”, de Cardoso, O Archeologo Português, 3, p. 220

Mombeja (Alemtejo)
No inicio da Serra das Pedras distancia de hum quarto de legoa desta aldeia está um Monte muito alto que o vulgo chama o Outeiro do Sirco. Este Monte está cercado de Muro antigo que não sobe da terra e dizem pessoas velhas que nelle quizerão edificar a Cidade de Beja, porem não descubro noticia certa porque dezistirão e a fizerão aonde hoje existe e bem se vê que só fizerão os licerces e não houve terra ou Cidade por não se achar dentro nem fora dos Muros signal algum de ruina e dizem que por esta rezão se intitula esta freguezia de Mombeja por se chamar o Monte de Beja antigamente que corrupto o vocabulo se chama agora Mombeja ou será também porque esta serra he a maior e mais levantada que tem Beja em seu termo.”

AZEVEDO, P. A. de (1900), Extractos arqueológicos das Memórias Parochiaes de 1758, O Archeologo Português, 5, p. 299






Sem comentários: