domingo, 12 de janeiro de 2014

Citações

Iniciamos as atividades de 2014 com uma nova rubrica destinada a dar conhecimento de diversas citações na bibliografia arqueológica portuguesa sobre o Outeiro do Circo.
Assim, a primeira a merecer destaque reporta-se à entrada sobre o Outeiro do Circo, da autoria de Raquel Vilaça, no Dicionário de Arqueologia Portuguesa (2012, Figueirinhas, Porto) coordenado por Jorge de Alarcão e Mário Barroca.
Transcrição (p. 266):

"Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel - Beja). Grande povoado dos finais da Idade do Bronze (e início da Idade do Ferro?) localizado numa extensa elevação que se destaca na peneplanície. Identificado nos anos de 1970, conta actualmente com um programa de escavações da responsabilidade de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, que pretende analisar o seu sistema defensivo, organização interna e confirmar a cronologia de ocupação. Particularmente importante é a sua dupla linha de muralha construída de pedra e barro cozido, podendo alcançar c. de 5 m de altura, e onde foi também identificada, através de fotografia aérea, a entrada principal ladeada por dois bastiões semicirculares. A sua vasta área, estimada em c. de 17 hectares, confere-lhe lugar capital numa região onde a rede de povoamento coevo conta com um conjunto de sítios abertos de planície, de cariz doméstico e funerário, assim como necrópoles da Idade do Ferro, recentemente identificados. (Parreira 1971-1975; Serra, Porfírio e Ortiz 2008). [R.V.]."

2 comentários:

A Lusitânia disse...

Parabéns pelo vosso blogue!

Miguel Serra disse...

Obrigado pelo incentivo!