sábado, 27 de julho de 2013

Campanha de 2013

Anuncia-se a realização de nova campanha de trabalhos no Outeiro do Circo, a realizar entre 2 e 14 de Setembro de 2013.
A intervenção programada reveste-se de características muito específicas, uma vez que decorre da necessidade de efetuar uma ação de salvaguarda na sondagem 1, por motivo dos danos aí infligidos pelas chuvas fortes da Páscoa do corrente ano.
Assim, e a título excecional, não haverá lugar à abertura de inscrições para voluntariado, pois os lugares disponíveis serão totalmente ocupados pela equipa do projeto.
Os trabalhos a realizar incidem na limpeza da sondagem 1, nomeadamente dos despreendimentos de terras e elementos pétreos dos cortes e da regularização destes últimos, recorrendo-se à escavação arqueológica apenas quando necessário, de modo a recuar os cortes, garantindo a sua preservação.
Após a realização destas ações, está prevista a selagem integral da sondagem 1, de forma a evitar danos futuros por ocorrências semelhantes, apenas vindo a ser novamente intervencionada quando estiverem reunidas as condições de apoio indispensáveis à realização de novo projeto de investigação no Outeiro do Circo.
Adicionalmente será realizado o levantamento topográfico integral da área ocupada pelo povoado (17 hectares), a cargo da equipa de topografia da Câmara Municipal de Beja.
Também serão realizados trabalhos de prospeção arqueológica nos terrenos circundantes do Outeiro do Circo.
Recorde-se que estiveram previstas, novas intervenções no sítio, inseridas num projeto de investigação a implementar entre 2012 e 2015, que propunha a realização de escavações arqueológicas na zona alta do povoado e o prolongamento para o interior da sondagem 1, para além da realização de outros trabalhos em sítios arqueológicos localizados nas proximidades do Outeiro do Circo, mas que não pôde avançar, por não se terem garantido os necessários apoios da autarquia de Beja.
Á semelhança de anos anteriores, os trabalhos serão suportados pela Câmara Municipal de Beja, com o apoio da Junta de Freguesia de Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto.
Apesar do caracter diferente da intervenção para este ano, manter-se-á a disponibilidade da equipa de projeto para a realização de visitas guiadas no decorrer dos trabalhos de campo, deixando o convite a todos os interessados para visitarem o Outeiro do Circo, mas também para conhecerem a aldeia de Mombeja e a sua região, ou mesmo aproveitar para uma visita a Beja, onde, no Núcleo Museológico do Sembrano, poderão ver a exposição temporária sobre este sítio arqueológico.
Outras iniciativas programadas para este ano serão anunciadas neste espaço em tempo oportuno.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente, 15 dias para selar uma sondagem? Se o assunto é assim tão grave deixaram alargar muito a coisa. Num sábado conseguiam limpar, fotografar e fazer os registos correspondentes e no domingo aterravam. Trata-se só de uma sondagem numa área arqueológica muito basta, não é preciso magnificar o q aconteceu e mais se os registos foram feitos na altura da escavação...

Miguel Serra disse...

Caro anónimo,
São 10 dias de trabalho e não 15 se não são só para se proceder à selagem. Essa será a última tarefa a executar e não deverá demorar mais do que umas horas. Os restantes trabalhos também não se limitam à limpeza da área de sondagem, que deverá demorar mais ou menos 3 dias, mas compreendem também a regularização dos cortes aluídos, que em alguns casos pode obrigar a alargamentos pontuais através de escavação arqueológica, sendo difícil de prever a sua duração tendo em conta a grande quantidade de terras desprendidas. Para ter noção da complexidade inerente a estas tarefas convido-o, apesar do seu anonimato, a visitar o Outeiro do Circo durante os trabalhos e aperceber-se no local das graves afetações sofridas na área de sondagem e que obrigam a todos estes cuidados antes de se proceder à selagem definitiva.

Miguel Serra disse...

Faltou referir, que tal como descrito no anúncio da campanha, ainda serão realizados outros trabalhos, nomeadamente o levantamento topográfico do povoado (17 hectares) e prospeções nos terrenos envolventes. Como pode verificar não são trabalhos que se consigam fazer apenas num Sábado e num Domingo (que servirão para descanso da equipa)...