quarta-feira, 8 de maio de 2013

Conferências Outeiro do Circo: Balanço.

No passado dia 3 de Maio o Projecto Outeiro do Circo organizou, em conjunto com o Instituto Politécnico de Beja, as Conferências Outeiro do Circo. Esta actividade constou de duas partes, sendo a primeira, constituída por duas conferências, realizadas nas instalações da Escola Superior de Educação de Beja. A conferência incial foi apresentada por Sofia Soares que traçou as inúmeras interrelações existentes entre a geologia e a arqueologia. A encerrar, Miguel Serra e Eduardo Porfírio discorreram sobre os trabalhos arqueológicos desenvolvidos nos últimos anos no Outeiro do Circo, bem como sobre as actividades que têm sido desenvolvidas no âmbito do projecto dedicado àquele povoado do Bronze Final e ao seu território envolvente.

Da parte da tarde os trabalhos decorreram no próprio povoado do Outeiro do Circo. Sempre sobre o signo do cruzamento de conhecimentos entre a componente arqueológica e a geológica, houve oportunidade para de um modo mais prático abordar sumariamente a geologia desta zona, caracterizada ao nível litológico pelos gabros e ao nível geomorfológico pela designada Falha da Messejana. Ao nível da arqueologia para além de uma visita à sondagem arqueológica aberta sobre o sistema defensivo do povoado, houve ainda tempo para deixar a vista vaguear pela planura que envolve o Outeiro do Circo e paralelamente, falar sobre o que a arqueologia tem vindo a revelar sobre os antigos habitantes desta planície.

A actividade prosseguiu em ritmo de passeio até à aldeia de Mombeja. Pelo caminho houve ainda oportunidade para ir comentando algumas das características mais relevantes da paisagem envolvente, nomeadamente a composição dos barros negros, ou a relativa abundância de água desta área em consequência da Falha da Messejana.

De referir a relativa heterogeneidade do público, que apesar de contar com alguns elementos da área da arqueologia, era também composto por elementos de áreas tão diversas como a Engenharia Civil ou a Matemática.
Muito obrigado a todos pela excelente tarde de troca de aprendizagens, e um agradecimento muito especial à Sofia Soares pelo empenho colocado na organização desta iniciativa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que tenha sido uma belíssima iniciativa.
A conferência bem pensada. E espero que a malta de Engenharia Civil tenha ficado desperta para estas coisas, tal como eu.
Mas eu sou suspeito

Cumprimentos