terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vandalismo no Outeiro do Circo

Excerto do ofício de dia 22 de Novembro de 2012 reportando à Câmara Municipal de Beja a deteção de uma situação de vandalismo no Outeiro do Circo:
 
“No passado dia 10 de Novembro de 2012, os responsáveis científicos do Projeto Outeiro do Circo detetaram uma situação de vandalismo ocorrida no sítio arqueológico do Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel).
A deslocação ao Outeiro do Circo realizou-se no âmbito do I Curso de Poliorcética da Idade do Bronze do Sudoeste Peninsular, que contemplou uma sessão prática neste sítio arqueológico.
Á chegada ao local verificou-se que na sondagem 1 (intervencionada no âmbito do PNTA 2008 – 2011: “A transição Bronze Final / I Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro do Circo”) havia sido removida a manga plástica de proteção ao longo da totalidade do corte Oeste (esta encontrava-se segura por pedras e terras que foram intencionalmente removidas do local).
Esta situação deixou exposta às condições climatéricas uma área considerável da zona escavada, provocando o derrube de um troço de cerca de 4 m de comprimento no topo Sul da sondagem 1. No local são observáveis ainda as terras aluídas, bem como grande quantidade de pedras (pertencentes à estrutura da muralha e respetivos derrubes) e materiais arqueológicos cerâmicos.
Acrescenta-se ainda o facto de se observar uma linha de fratura no solo, com cerca de 2 m de comprimento, junta à área mencionada, que coloca em risco a aproximação de pessoas ao local, podendo provocar novo derrube.”
 
No seguimento desta denúncia efetuou-se um pedido de apoio à Câmara Municipal de Beja de modo a proceder-se à limpeza e colmatação da área afetada.
No dia 9 de Janeiro deste ano a Câmara Municipal de Beja disponibilizou meios para uma pequena intervenção no local da ocorrência, na presença de um dos responsáveis do projeto, tendo sido possível fazer a limpeza das terras aluídas e recolocar a manga plástica de proteção. Colocaram-se ainda algumas estacas em redor da sondagem ligadas por fita sinalizadora de modo a assinalar a localização da sondagem por questões de segurança.
Havia sido pedida a colocação de uma vedação no local, aguardando-se que a Câmara Municipal de Beja possa realizar esta ação.
Recordamos que a suspensão do Projeto Outeiro do Circo coloca alguns problemas na área escavada, pois esta foi apenas alvo de uma selagem provisória, na expetativa do reatamento dos trabalhos no ano seguinte à conclusão da escavação.
Caso os trabalhos se mantenham suspensos terão de se encontrar soluções para uma selagem definitiva que evite danos sobre os vestígios arqueológicos e ao mesmo tempo garanta uma maior segurança do local.
Até que sejam encontradas as soluções mais indicadas para este problema, apelamos a quem se desloque ao local que não coloque em perigo os vestígios arqueológicos escavados.
  
 
 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Tiveram mesmo que pedir ajuda para recolocar o plástico e uma fita?! Ai... Melhor era usar geotéxtil, absorve a agua e dificilmente as pedras escorregam pelas condições climatéricas.

Miguel Serra disse...

Os trabalhos realizados consistiram, tal como se refere no comunicado, em efectuar a limpeza e remoção das terras que abateram do perfil e em recolocar a manga plástica de protecção e colocar a fita sinalizadora (foi pedida a colocação de uma vedação, o que não foi possível por falta de meios por parte da câmara de Beja).
O geotêxtil foi colocado no primeiro ano de projecto, mas revelou-se ineficaz pois apresentava-se bastante rasgado de ano para ano. A manga plástica revelou-se uma situação mais adequada nos outros anos, nunca revelando qualquer problema numa selagem provisória. Naturalmente que para uma solução de selagem definitiva desta área terá de ser contemplado o geotêxtil.
Aproveito para informar que futuramente não serão aceites comentários anónimos.