terça-feira, 9 de agosto de 2011

Diário de Campanha (5 de Agosto)

Tal como já havia sucedido nas campanhas anteriores foi necessário confirmar a quadriculagem e recolocar algumas marcações. Isto sucede devido aos fenómenos de contracção e dilatação das terras de barros negros ao longo do ano entre os períodos de chuva e de maior secura, o que provoca alguns importantes deslocamentos nos pontos georeferenciados.
Iniciou-se o registo do muro superior, agora devidamente delimitado, bem como a escavação do espaço entre este o limite Sudeste da sondagem 1, que revela uma enorme quantidade de cerâmicas manuais, com destaque para as formas carenadas e os tratamentos brunidos. As terras aqui presentes apresentam ainda uma elevada concentração de fragmentos de ossos de animais carbonizados, inúmeros pequenos carvões e cinzas, revelando a existência de uma área sujeita à acção do fogo, se bem que ainda não se encontrem indícios de qualquer lareira mais estruturada.
Na zona da estrutura de contenção delimitou-se o que julgamos ser o último nível de enchimento de pedra, que irá ser devidamente registado no início da próxima semana para em seguida se efectuar o seu desmonte.
Apesar de alguns percalços iniciais os trabalhos decorrem agora a bom ritmo, mesmo com o espaço a tornar-se cada vez mais exíguo à medida que se avança na intervenção.
A bom ritmo decorrem também as visitas guiadas aos trabalhos, em boa parte devido à divulgação promovida pela Câmara Municipal de Beja através de um comunicado de imprensa nos media locais.











Sem comentários: