segunda-feira, 20 de junho de 2011

Outeiro do Circo alvo de trabalhos académicos - parte 3



Caracterização mineralógica das cerâmicas provenientes do Outeiro do Circo (Beja).
Uma análise por difracção de raios X.







O presente trabalho, integrado no Seminário de Métodos e Técnicas em Arqueometria do 2º Ciclo de Arqueologia e Território, teve como objectivo a caracterização arqueométrica de três fragmentos cerâmicos provenientes de escavações, na zona da muralha, levadas a cabo no povoado do Outeiro do Circo (Beja).
Deste modo, pretendeu-se efectuar a identificação dos componentes mineralógicos das amostras, através da Difracção de Raios-X, de modo a perceber se a mineralogia é ou não compatível com o substrato geológico regional.
Uma vez que os materiais cerâmicos são claramente heterogéneos, os resultados obtidos são ainda insuficientes para se proceder a uma completa caracterização mineralógica das amostras. Assim sendo, o estudo qualitativo efectuado necessita ainda de uma análise mais pormenorizada dos difractogramas de forma a obterem-se respostas mais conclusivas.
Considera-se ainda que será necessária uma amostra mais representativa e a utilização de outros métodos de análise que complementem a difracção de raio-X.
A análise aqui apresentada deve ser entendida como preâmbulo da dissertação de mestrado sobre o estudo das cerâmicas das escavações realizadas no Outeiro do Circo.

4 comentários:

Anónimo disse...

e de quem é o trabalho, não tem autor que referir?

Miguel Serra disse...

O nome da autora do trabalho está na imagem da capa (Sofia Silva)

Miguel disse...

Os dados que obtiveram são exclusivamente das cerâmicas do Outeiro do Circo? Não fizeram comparações com barreiros próximos do local, ou cerâmicas de outros povoados? Presumo que indiciam uma cozedura a céu aberto, não ultrupassando os 900' C, pastas porosas. Quanto à comparação com a geologia local, a verdade é que podem existir assinaláveis diferenças em apenas centenas de metros, ou alguns quilómetros e algumas das inclusões podem ter sido adicionadas, com origem e perfil "minerelógico" (não me parece a palavra correcta, sou só um leigo) diferente?

Miguel Serra disse...

Infelizmente o trabalho realizado pela aluna de mestrado responsável por este trabalho não teve qualquer aplicação prática para a investigação a decorrer, uma vez que apenas se analisaram escassos fragmentos para demonstrar as técnicas a utilizar. O projecto Outeiro do Circo limitou-se a ceder alguns materiais para o trabalho, não fazendo este parte da estratégia de investigação, pois nesse caso teria de haver mais elementos a ter em conta. Coube-nos apenas noticiar a realização deste trabalho de mestrado na óptica de divulgação das actividades do projecto. Neste mesmo blog existem outras notícias sobre trabalhos mais aprofundados sobre as características de alguns sedimentos na zona de muralha que foram analisados por outra colaboradora do projecto e decorrem ainda análises às pastas das cerâmicas de ornatos brunidos no âmbito de uma tese de doutoramento que engloba materiais provenientes de outros sítios e das quais esperamos noticiar em breve.