sábado, 14 de agosto de 2010

Diário de Campanha (13 de Agosto)

Último dia da primeira campanha de 2010 com a despedida da equipa que aqui trabalhou durante 11 dias de intenso calor, mas sempre sob boa disposição e permanente interesse pelos resultados obtidos e pelas expectativas criadas.

Da nossa parte enquanto responsáveis pelo projecto resta-nos agradecer a participação empenhada do Luís, da Sofia, do Pedro, da Diana e também dos colegas que este ano nos auxiliaram numa jornada de fim-de-semana, o Rafa, a Mariluz e o Miguel. A todos o nosso agradecimento e esperemos que haja nova oportunidade no próximo ano.
Segunda feira será dia de integrar novos voluntários, sendo a primeira presença no Outeiro do Circo para a maior parte deles.

4 comentários:

Anónimo disse...

Sabéis que siempre es un placer colaborar en el proyecto. Lastima que incompatibilidades laborales me impidan comprometerme mas.
Estoy deseando ver lo que hay debajo de la capa de barro... quedo pendiente de los resultado.

Abrazos.

Rafael y Mari Luz

Luis Ramos disse...

Quero apenas felicitar-vos pelo vosso trabalho e dedicação a esta importante estação arqueológica alentejana, ao que tudo indica com interesse e condições para futuramente ser objecto de musealização e integrar um circuito no segmento do turismo cultural e de natureza que seguramente iria valorizar o Baixo Alentejo.

calandronio disse...

Bom trabalho. Além da planta, conjectural julgo, e das fotos interessantissimas sobre a escavação arqueologica, não há espólio ceramico e de outra natureza que possam mostrar também? Há pouco mais de trinta anos estive no Outeiro do Circo, aquando da prospecção levada a cabo por Rui Parreira e Monge Soares,é um local espectacular, embora mais encoberto, de nascente para poente, do que a colina onde se encontra Beja.
Uma outra questão: o povoado fortificado terá mesmo 17 ha, um pouco menos do que a superficie ocupada por Pax-Ivlia? Seria totalmente povoado ou uma parte do circuito amuralhado destinar-se-ia, por exemplo, à protecção de gado?
Abraço do LBorrela

Miguel Serra disse...

Para esclarecer as pertinentes questões levantadas pelo Leonel Borrela, podemos aconselhar a vizualização da imagem de satélite do Outeiro do Circo de formaa confirmar a dimensão do sítio. É possível afirmar que possuíria cerca de 17 hectares pelo facto de se encontrar bastante bem delimitado, mas até poderia ser maior caso exista ocupação nas encostas (até hoje não foi comprovada). Só um exaustivo levantamento topográfico dos taludes permitirá ter a dimensão total. Um povoado de tal dimensão poderia certamente ter espaços internos diversos e não ser apenas destinado a lugar habitacional. A hipótese de parte do recinto se destinar à protecção do gado já foi proposta por outros autores, mas aguardará a necessária confirmação. Quanto ao espólio, ainda se encontra em fase de tratamento, mas pretendemos disponibilizar algumas imagens e outras informações à medida que os estudos avancem.