segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Apresentado novo projeto de investigação e divulgação arqueológica sobre o Outeiro do Circo

Foi apresentado o novo projeto de investigação e divulgação arqueológica do povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo que decorrerá em 2022 e 2023.

A sessão decorreu no passado dia 23 de Setembro, nas instalações do futuro Centro de Arqueologia e Artes da Câmara Municipal de Beja, no âmbito das Jornadas Europeias do Património

A apresentação ficou a cargo de Miguel Serra, um dos responsáveis do novo projeto, que explicou os principais objetivos e atividades previstas. O projeto assenta em duas vertentes distintas mas complementares, uma, já iniciada, pretende aprofundar o conhecimento sobre este importante povoado da Idade do Bronze através de uma série de estudos analíticos sobre o espólio recolhido nas escavações arqueológicas, com especial atenção nas análises de cerâmicas, amostras de solos, peças líticas e faunas. A outra vertente, que deverá iniciar-se em Outubro ou Novembro, centra atenções num programa de divulgação baseado em oficinas pedagógicas que irão decorrer em Beja, Braga e Coimbra, procurando envolver diversos públicos escolares desde o ensino básico ao universitário. 

Após a apresentação do novo projeto seguiu-se uma conferência sobre os principais resultados do projeto de investigação que decorreu entre 2019 e 2021 no Outeiro do Circo e que revelou um troço de muralha da Idade do Bronze em boas condições de preservação, para além de ter revelados novos dados sobre ocupações posteriores da Idade do Ferro. 

Seguiu-se um animado debate no final da sessão, apesar do pouco público presente, que permitiu esclarecer alguns dos pormenores relativos ao desenvolvimento das atividades do novo projeto e dos resultados que se podem vir a atingir. 

Este novo projeto conta com financiamento da Câmara Municipal de Beja e da empresa Palimpsesto, juntando novas colaborações com a Axis Mundi, Heritage & Archaeology e O Legado da Terra, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, entidades responsáveis pela execução das várias atividades e conta ainda com parcerias com o Museu Regional de Beja, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga) e o Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

Foto: Nelson J. Almeida / O Legado da Terra 

domingo, 25 de setembro de 2022

Arte efémera no Outeiro do Circo

Partilhamos um texto do nosso amigo João Laia sobre uma ação de "landscape art" efémera realizada no Outeiro do Circo. 

A cara do Outeiro do Circo

O sítio exato da intervenção revelou-se durante a subida do cerro. Nada de muito palpável como ponto de partida para fazer um desenho no chão: o terreno amarelo e limpo, qual folha de papel, o pequeno bosque, na cumeeira, e o céu azul.

A marca escura de uma fogueira que alguém ali acendera constituiria um dos olhos da figura, e o arvoredo, os cabelos. Troncos, galhos, pedras e torrões de terra lavrada, recolhidos em redor, (mais uns feixes de palha clara, para dar brilho aos olhos) completam a lista de material.

Conheci o Outeiro do Circo há alguns anos, numa visita organizada pela equipa responsável pelo projeto arqueológico, e já lá voltei diversas vezes, sozinho. É um lugar muito intenso para mim: a topografia, os vestígios da muralha, tão escondida e tão presente, a vegetação silvícola – uma ilha na imensidão agrícola.

A ideia de criar uma composição efémera neste local, com elementos da natureza, surgira há já algum tempo e a sua concretização constituiu, para mim, uma espécie de homenagem ou de evocação dos homens e mulheres da Idade do Bronze que aqui viveram. A visão fugaz de um rosto há muito desaparecido.

Deu algum trabalho controlar o desenho – há que subir e descer a ladeira muitas vezes para perceber o efeito ao longe, descansar um pouco (na sombra do bosque, pois estava um calor abrasador), reposicionar alguns elementos e, de súbito, a cara ganhou vida.

No final, retirei os troncos e as pedras. Ficaram apenas no sítio alguns torrões, que neste momento já devem estar desfeitos, e a marca da fogueira, que ainda lá deve estar.

É como se a cara já tivesse desparecido há muito tempo, ou nunca tivesse existido, não fora a divulgação da prova fotográfica, no próprio dia.

A princípio, não revelei o local, era para permanecer secreto, mas foi descoberto por alguém que conhecia demasiado bem aquelas árvores.

João Laia

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Amanhã! Apresentação do novo projeto para o Outeiro do Circo

Amanhã, 23 de setembro, com início pelas 21h15, será apresentado o novo projeto de investigação e divulgação sobre o Outeiro do Circo, seguindo-se uma conferência sobre os trabalhos realizados entre 2019 e 2021.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Beja e terá lugar no Centro de Artes e Arqueologia, integrada na programação do município para as Jornadas Europeias do Património


terça-feira, 20 de setembro de 2022

Balanço dos "Trilhos do Outeiro do Circo"

A 1ª edição dos "Trilhos do Outeiro do Circo", designação da prova de Trail organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja, decorreu este Domingo, 18 de Setembro, em Mombeja. 

A prova contou com um total de 140 participantes, com 90 a integrarem a caminhada de 10 km com passagem pelo Outeiro do Circo e os restantes distribuídos pelos trails de 15 km e 25 km. 

A equipa do Projecto Outeiro do Circo colaborou com a organização através da criação de um folheto informativo para distribuição aos participantes e com a presença de Eduardo Porfírio, co-responsável do projeto, que ficou encarregue das explicações aos caminheiros sobre este povoado da Idade do Bronze.

No Outeiro do Circo foi ainda instalado um portal para os participantes documentarem a sua participação através de fotos que registassem o momento. 

Após a finalização das provas procedeu-se à entrega dos prémios, que incluíam um prato cerâmico, produzido por Maria Narciso, com uma ilustração de José Luís Madeira sobre o Outeiro do Circo, que também serviu de rosto ao cartaz do evento. 

Terminadas as atividades relacionadas com a prova seguiu-se o já habitual momento de convívio, sendo servido um almoço nas instalações do Pavilhão Multiusos de Mombeja. 

Da parte dos responsáveis do projeto queremos expressar o nosso agradecimento ao Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja, e em particular a Joaquim Mateus, por ter decidido "batizar" esta prova com o nome do Outeiro do Circo, contribuindo assim de forma significativa para a sua divulgação e expressando um sentido de apropriação do património local que sempre foi um objetivo deste projeto de investigação. 

A todos os que colaboraram na organização dos "Trilhos do Outeiro do Circo", aqui ficam os nossos parabéns e os desejos de que a 2ª edição confirme o sucesso desta iniciativa. 









segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Balanço da sessão de cinema do Festival Heritales em Beja

No passado dia 17 de Setembro, a Igreja de Santo Amaro (Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor), em Beja, acolheu uma sessão de cinema integrada na V Edição do Heritales - International Heritage Film Festival. Esta iniciativa surgiu no seguimento de uma parceria entre a organização do festival, o Projecto Outeiro do Circo e o Museu Regional de Beja.

A edição de 2022 do Festival Heritales é dedicada à "Arqueologia, Património e Natureza" e foi sobre esse mote que a organização concebeu uma sessão para Beja composta por quatro curtas metragens documentais com diferentes abordagens sobre estes temas. 

Foram apresentados os filmes Embers of the Sun, da Arménia, Can Archaeology repair its Past with Indigenous America, dos Estados Unidos da América, M`Hamid Oasis Morocco, de Marrocos e Being a Nakwalele woman, do Quénia. 

A sessão iniciou-se com as boas vindas ao público presente, a cargo de Deolinda Tavares, diretora do Museu Regional de Beja, seguindo-se a apresentação da atividade por Miguel Serra, em representação do Comité Organizador do Festival e do Projecto Outeiro do Circo. 

Após o visionamento dos quatro documentários seguiu-se um debate, bastante participado, com o público, registando-se 24 presenças, que permitiu discutir mais aprofundadamente alguns dos temas abordados. 

Aproveitamos para deixar os nossos agradecimentos à equipa do Museu Regional de Beja por todo o apoio prestado. 









sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Fim de semana Outeiro do Circo - 17 e 18 de Setembro

O próximo fim de semana é dedicado ao Outeiro do Circo, com duas propostas de atividades muito distintas.

No Sábado, 17 de Setembro, o Projecto Outeiro do Circo organiza, em parceria com o Festival Heritales e o Museu Rainha D. Leonor, uma sessão de cinema sobre "Arqueologia, Património e Natureza", a ter lugar na Igreja de Santo Amaro a partir das 18h30 e que conta com a exibição de 4 documentários oriundos da Arménia, EUA, Marrocos e Quénia. 

No Domingo, 18 de Setembro, a proposta centra-se numa atividades desportiva de ar livre, com a realização dos "Trilhos do Outeiro do Circo", numa organização do Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja, que comtempla trails de 15 e 25 km e uma caminhada de 10 km que levará os interessados a conhecerem o Outeiro do Circo. 


segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Apresentação de novo projeto sobre o Outeiro do Circo - 23 de Setembro, em Beja

No próximo dia 23 de Setembro, 6ª feira, irá ter lugar uma sessão dedicada ao Projecto Outeiro do Circo, que inclui uma apresentação sobre o novo projeto de investigação e divulgação para 2022 - 2023 e uma conferência sobre os resultados dos trabalhos desenvolvidos entre 2019 e 2021.

A sessão integra as iniciativas da Câmara Municipal de Beja para as Jornadas Europeias do Património, subordinadas ao tema "Património Sustentável" e irá decorrer no Centro de Arqueologia e Artes. 

Com início previsto para as 21h15 terá lugar a apresentação pública do novo projeto, onde serão detalhados os seus principais objetivos e o respetivo programa de atividades, que incide sobre diversos estudos analíticos, mas também contempla ações educativas e uma série de oficinas pedagógicas. 

De seguida, pelas 21h30, haverá lugar à conferência "O povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo: balanço dos trabalhos arqueológicos 2019-2021", onde serão divulgados os principais resultados dos trabalhos arqueológicos realizados nos últimos anos, bem como uma síntese das ações de educação patrimonial e divulgação. 

A sessão contará como oradores com Miguel Serra e Eduardo Porfírio, arqueólogos responsáveis pelo Projecto Outeiro do Circo. 

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Beja em parceria com o Projeto Outeiro do Circo. 

Mais informações em Agenda Cultural de Beja.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Trilhos do Outeiro do Circo - 18 de Setembro de 2022

A iniciativa "Trilhos do Outeiro do Circo", inicialmente programada para 12 de Junho, vai ter lugar em Mombeja no dia 18 de Setembro (Domingo).

Trata-se de uma prova desportiva, organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja, que integra um trail longo de 25 km, um trail curto de 15 km e uma caminhada de 10 km, com passagem e visita guiada pelo povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo. 

Consulte aqui o programa e outras informações: TRAIL

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Nota de imprensa - Festival Heritales

Festival HERITALES, em Beja

Museu Rainha Dona Leonor, em parceria com o Projeto Outeiro do Circo, acolhe sessão de curtas-metragens

Dia 17 de setembro, às 18h30, no Núcleo Visigótico - Igreja de Santo Amaro 

O Museu Rainha Dona Leonor, em parceria com o Projeto Outeiro do Circo, acolhe uma sessão, em Beja, do HERITALES - International Heritage Film Festival, dia 17 de setembro de 2022, sábado, às 18h30.

O Festival de Cinema HERITALES nasceu em Évora, em 2016, com o objetivo de promover a divulgação do património através de vários suportes, com a sétima arte como foco principal. Neste festival, o cinema é o veículo para dar a conhecer diferentes culturas, centrando as prioridades na divulgação do património material e imaterial. "Arqueologia, Património e Natureza" é a temática escolhida pela organização para a edição de 2022.

Nesta apresentação, em Beja, os participantes poderão visionar um conjunto de curtas-metragens documentais de diversos países, como Arménia, Marrocos, Quénia e Estados Unidos da América, centrados em temas tão distintos como instalações artísticas em monumentos arqueológicos, reparação do passado indígena, arqueologia no deserto do Saara e também abordagens de antropologia cultural.

A sessão, com início às 18h30, realizar-se-á no Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor, na Igreja de Santo Amaro, e terá a duração aproximada de 1 hora, seguindo-se um debate dinamizado por Miguel Serra, responsável do Projeto Outeiro do Circo e membro do comité organizador do HERITALES.

Link Heritales