segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Balanço da sessão de cinema do Festival Heritales em Beja

No passado dia 17 de Setembro, a Igreja de Santo Amaro (Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor), em Beja, acolheu uma sessão de cinema integrada na V Edição do Heritales - International Heritage Film Festival. Esta iniciativa surgiu no seguimento de uma parceria entre a organização do festival, o Projecto Outeiro do Circo e o Museu Regional de Beja.

A edição de 2022 do Festival Heritales é dedicada à "Arqueologia, Património e Natureza" e foi sobre esse mote que a organização concebeu uma sessão para Beja composta por quatro curtas metragens documentais com diferentes abordagens sobre estes temas. 

Foram apresentados os filmes Embers of the Sun, da Arménia, Can Archaeology repair its Past with Indigenous America, dos Estados Unidos da América, M`Hamid Oasis Morocco, de Marrocos e Being a Nakwalele woman, do Quénia. 

A sessão iniciou-se com as boas vindas ao público presente, a cargo de Deolinda Tavares, diretora do Museu Regional de Beja, seguindo-se a apresentação da atividade por Miguel Serra, em representação do Comité Organizador do Festival e do Projecto Outeiro do Circo. 

Após o visionamento dos quatro documentários seguiu-se um debate, bastante participado, com o público, registando-se 24 presenças, que permitiu discutir mais aprofundadamente alguns dos temas abordados. 

Aproveitamos para deixar os nossos agradecimentos à equipa do Museu Regional de Beja por todo o apoio prestado. 









Sem comentários: