quinta-feira, 17 de setembro de 2020

O Outeiro do Circo e as "guerrilhas" do século XIX.

A imponente e vasta muralha da Idade do Bronze do Outeiro do Circo terá continuado a marcar a paisagem muito tempo depois do seu abandono há cerca de 3000 anos.

Conhecemos algumas referências, já aqui publicadas, sobre lendas que associam as muralhas do Outeiro do Circo às lutas entre Mouros e Cristãos durante a Reconquista. 

Mas uma outra menção mais recente informa que: "Fronteiramente à vila [de Beringel], no Outeiro do Circo, já na freguesia de Mombeja, encontram-se restos de ruínas que alguns atribuem a um antigo fortim de defesa da povoação".

Esta referência surge na obra de Luíza Mira Galvão, "Estudo de um meio rural no Baixo Alentejo", publicada em 1946 e dedicada à vila de Beringel, onde também encontramos um episódio deveras interessante que diz o seguinte:

"Conta-se ainda que, nos agitados tempos das guerrilhas o povo sentindo uma vez a aproximação de uma dessas ondas de destruição, fugiu aterrorizado indo esconder-se como todos os seus haveres na serrania fronteira. Ninguém ficou no povoado mas qual não foi a surpresa de todos quando aos seus ouvidos chegou o som do repique aguerrido dos sinos tocados por mão misteriosa. A horda invasora que do Norte caminhava para a povoação ouvindo o desafio feito pelos sinos julgou que o povo, fortemente armado, se preparava para a defesa e temendo um desastre retrocedeu sem alcançar a vila. Todos voltaram às suas casas clamando por milagre e aos pés da virgem se renderam agradecidos. Ao sino da torre da igreja, voltado ao Norte ficaram por isso chamando «sino dos milagres»." (Galvão 1946: 174, 175).

Apesar deste episódio não referir concretamente o nome do Outeiro do Circo, certo era que se tratava da "serrania" mais próxima da vila de Beringel, de onde os seus habitantes poderiam observar a "horda" que se aproximava e manterem-se em segurança atrás dos muros escondidos entre a vegetação que os cobriria. 

Poderá o botão militar do séc. XIX encontrado nas escavações do Outeiro do Circo estar de algum modo relacionado com esta história/lenda?

Citação retirada de: 

GALVÃO, Luiza de Mira (1946) Estudo de um meio rural no Baixo Alentejo. [s.l.: s.n]. [Dactilografado, encadernado.] [Beringel. 

O nosso agradecimento à Lénia Santos, da Câmara Municipal de Beja, por nos ter dado a conhecer esta história. 

Vista aérea do Outeiro do Circo, com Beringel e a Barragem do Pisão em segundo plano (foto de Arrow4d)

Sem comentários: