O Projecto Outeiro do Circo vai marcar presença na conferência internacional "Educação Patrimonial em ação: tecendo relações entre museus, escolas e territórios", que irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto a 22 e 23 de Outubro.
A participação do Projecto Outeiro do Circo é assegurada com a comunicação "Os objetos arqueológicos como intérpretes do património: o caso do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", da autoria de Sofia Silva (Axis Mundi, Heritage & Archaeology) e Maria José Sousa (Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa), que resulta do trabalho de colaboração desenvolvido com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga.
Link da conferência: https://educacaopatrimonialemacao.wordpress.com/
Os Objetos Arqueológicos como Intérpretes do Património: o caso do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)
Archaeological artefacts as Heritage Interpreters: the Outeiro do Circo Project (Beja, Portugal)
Sofia Silva e Maria José Sousa
Palavras-chave: Objetos arqueológicos, Educação Patrimonial, Interpretação do Património.
Resumo: O Projeto do Outeiro do Circo é um programa de investigação arqueológica dedicado ao estudo de um povoado fortificado do final Idade do Bronze (1200-850 a.C.), localizado na região de Beja. Desde 2008 que se desenvolvem intervenções arqueológicas no local, com o intuito de compreender as estratégias defensivas e habitacionais, bem como de definir e caracterizar as fases de ocupação do povoado.
Contudo, para além da investigação arqueológica propriamente dita, o projeto tem desenvolvido inúmeras atividades de divulgação e de educação patrimonial no território, com o intuito de fomentar o envolvimento comunitário, indispensável para garantir uma adequada salvaguarda do património e do seu correto usufruto. A necessidade de divulgar o conhecimento científico gerado pela investigação arqueológica tornou-se, desde logo imprescindível, sobretudo pela proximidade da equipa com os habitantes da aldeia de Mombeja, localizada nas proximidades do Outeiro do Circo. Neste sentido, numa primeira fase, desenvolveu-se um Programa de Educação Patrimonial dirigido essencialmente às comunidades locais, de divulgação e sensibilização, que permitisse a sua identificação com os trabalhos desenvolvidos no povoado, criando relações de integração e apropriação dos habitantes com o sítio arqueológico.
Progressivamente, ao longo dos anos, a dimensão social do projeto foi crescendo, contemplando cada vez mais ações destinadas a promover e a divulgar o sítio arqueológico e o conhecimento científico, afirmando-se verdadeiramente como um projeto de Arqueologia Comunitária. Os meios e as estratégias utilizadas para dar a conhecer o sítio arqueológico e o seu território foram vários, desde conferências, visitas guiadas às escavações arqueológicas e ao território envolvente, workshops e oficinas organizados por diversas instituições locais, e ainda atividades para crianças e escolas. Contudo, para além de promover o património arqueológico e a importância da sua preservação pretendeu-se também difundir a arqueologia enquanto ciência, divulgando o trabalho do arqueólogo e a prática arqueológica enquanto atividades científicas, tendo sido promovida a participação ativa das comunidades locais e escolares no trabalho arqueológico de campo e de laboratório, pondo em prática os métodos e técnicas usados na arqueologia.
A inexistência de estruturas arqueológicas visíveis, de fácil interpretação para os públicos, e a ausência de condições de visitas permanentes ao povoado, obrigaram a adotar estratégias de interpretação do património que tornassem o sítio arqueológico mais interessante e apelativo para os visitantes. Foram assim implementados novos métodos de transmissão da informação durante as visitas, de modo a evitar a comunicação de sentido único (arqueólogo-audiência), e criados recursos didáticos para dar maior participação a todos os intervenientes. Foi assim criado o “Kit do Visitante”, composto por algumas réplicas de objetos arqueológicos e artefactos selecionados de escavações de anos anteriores que permitem o manuseamento pelos visitantes. Por outro lado, e tendo também como base os vestígios materiais do passado, as oficinas de arqueologia experimental permitiram a participação ativa do público no processo de aprendizagem sobre a manufatura de recipientes cerâmicos, com uma abordagem multissensorial.
Fruto do processo de avaliação e refleção do programa de Arqueologia Comunitária que tem sido desenvolvido nos últimos anos, pelo Projeto Outeiro do Circo, como forma de aproximação entre a produção científica em arqueologia e as comunidades, surgiu a necessidade de conceber um recurso de divulgação do património arqueológico, de acesso generalizado à população e que contrariasse a sazonalidade das ações desenvolvidas até ao presente. Assim, e sob a égide que os vestígios arqueológicos são elementos de pleno direito do património cultural, a presente comunicação pretende dar a conhecer o plano estratégico para a elaboração da Mala Pedagógica do Outeiro do Circo: “Descobrir os objetos do passado” que tem como propósito a divulgação do sítio arqueológico do Outeiro do Circo e do Final da Idade do Bronze do Sudoeste Peninsular. Partindo assim dos milhares de fragmentos de objetos arqueológicos recolhidos nas escavações dos últimos anos, o objetivo central é desenvolver uma ferramenta de aprendizagem do passado, que promova a descoberta e a partilha do pensamento histórico entre os utilizadores/participantes. Portadores de uma biografia, os objetos arqueológicos permitem criar diversas narrativas, através dos seus processos de produção, uso, transporte e preservação possibilitando a sensibilização de diferentes públicos para a aprendizagem do património arqueológico.
Neste sentido, e tendo em conta a crescente utilização de objetos arqueológicos como fontes patrimoniais no ensino do passado e na divulgação da arqueologia, sobretudo na programação de educação em museus, parece-nos essencial como ponto de partida, a definição de critérios objetivos que proporcionem uma base sólida de comunicação e de adequada compreensão para os diferentes públicos. Por último, e considerando que os materiais arqueológicos são imprescindíveis para comunicar o passado, e a sua observação e manuseamento possibilitam uma enorme diversidade de experiências educativas apresentamos a metodologia aplicada da execução da mala pedagógica e dos instrumentos e estratégias planeadas para otimizar e proporcionar aprendizagens educativas relevantes sobre o património arqueológico.
Keywords: Archaeological artefacts, Heritage Education, Heritage Interpretation
Abstract: The Outeiro do Circo Project is an archaeological research program focusing on a fortified settlement site from the late Bronze Age (1200-850 BC), located in the region of Beja, Portugal. The archaeological excavation campaigns started in 2008, with the intent to study the defensive and housing structures and to understand the occupation phases of the settlement. The project has also developed activities of divulgation and heritage education to promote community involvement in order to ensure the heritage safeguard and its correct fruition. The divulgation of the knowledge produced by the archaeological research was essential, especially due to the team's proximity to the inhabitants of the village of Mombeja located near the Outeiro do Circo. At first, a Heritage Education Program was developed for dissemination of the scientific information and awareness raising, aimed at the local communities, promoting their identification with the work carried out on the site, and creating relationships of integration and bonds of appropriation of the archaeological site by the inhabitants.
Over the years, the social dimension of the project has grown, contemplating more and more actions aimed at promoting the archaeological site and scientific knowledge, asserting itself as a Community Archaeology project. The means used to publicize the archaeological site and its territory were various, from conferences, guided tours to the archaeological excavations and the surrounding areas, also workshops organized by local institutions, as well as activities for children and schools.
Furthermore to promote the archaeological heritage and the importance of its preservation, it was also intended to divulgate Archaeology as a science, revealing the work of the archaeologists and the archaeological practice as scientific activities, having promoted the active participation of local and school communities in the field and laboratory work, using the archaeology methods and techniques.
The lack of visible archaeological structures easy to interpret by the public and the absence of permanent conditions for visits, forced to adopt heritage interpretation strategies that would make the archaeological site more interesting and appealing to the visitors. New methods of transmitting information were implemented during visits in order to avoid the only-way communication (archaeologist-audience) and didactic resources were created to promote greater involvement of the participants. Thus the “Visitor's Kit” was created, consisting of some replicas of archaeological artefacts selected from previous excavations that allow handling by visitors. Also based on the material traces of the past, the experimental archaeology workshops allowed the active participation of the public in the learning process on the manufacture of ceramic, with a multisensory approach.
As a result of the process of evaluating the Community Archeology program that has been developed in recent years by the Outeiro do Circo Project as a way of bringing scientific production in archaeology closer to the communities, arose the need to develop a resource for the divulgation of archaeological heritage with greater reach and that can contradict the seasonality of the actions that have been developed.
Thus, and under the aegis that archaeological remains are full-fledged elements of cultural heritage, this communication intends to show the strategic plan for the elaboration of the Outeiro do Circo Handling Artefacts Theme Box “Discovering the objects of the past” that has as purpose of publicizing the archaeological site of Outeiro do Circo and the Late Bronze Age of the Southwest of the Iberian Peninsula. Starting from the thousands of archaeological fragments of objects collected in the excavations, the main objective is to develop a learning tool which promotes the discovery and sharing of historical thinking about the past among users / participants. The archaeological objects bear a biography that allow the creation of several narratives, through their processes of production, use, transport and preservation, raising the awareness of different audiences to learn about the archaeological heritage.
Taking into account the increasing use of archaeological objects in teaching the past and promotion of Archaeology, especially in education programming in museums, it seems essential as a starting point, the definition of objective criteria that provide a solid base of communication for different audiences. Finally, considering that archaeological materials are essential to communicate the past and their handling enable a huge diversity of experiences, we present the applied methodology of the execution of the Handling Artefacts Theme Box and the plans to provide educational learning, allowing and facilitating relevant information about archaeological heritage.
Biografia
Sofia Silva
É licenciada em Arqueologia e História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em Arqueologia e Território, pela mesma faculdade. Colabora com o Projeto Outeiro do Circo, desde 2008, no âmbito da investigação arqueológica desenvolvida no povoado do Final da Idade do Bronze, sendo responsável das escavações arqueológicas. É coordenadora científica dos trabalhos de arqueologia da Axis Mundi Heritage & Archaeology realizados em âmbito de ações preventivas e de minimização de impactes integradas em estudos, planos, projetos e obras. Tem trabalhos publicados na área de materiais arqueológicos, sobretudo no estudo de cerâmicas proto-históricas.
Maria José Sousa
É licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Pós-Graduada em Museologia, pela mesma faculdade. Tem Pós-Graduação em Gestão Cultural pela Escola de Gestão da Universidade do Porto e é Mestre em Património e Turismo pela Universidade do Minho. A sua atividade profissional começou como arqueóloga em câmaras municipais desde 1989, a que associou a atividade de museografia em 1995 e, desde 2001 é curadora no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga. Tem trabalhos publicados relacionados com as temáticas da ourivesaria, museus e arqueologia proto-histórica e romana.
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