domingo, 16 de abril de 2023

Balanço dos workshops na Universidade de Coimbra

O Projeto de Investigação e Divulgação Arqueológica do Outeiro do Circo 2022-2023 esteve presente em Coimbra, no passado 14 de Abril, com um dia inteiramente dedicado a workshops dirigidos para alunos da universidade. 

A iniciativa arrancou pela manhã, na Faculdade de Letras, com uma sessão de zooarqueologia dinamizada por Nelson J. Almeida, da Cooperativa O Legado da Terra, composta por uma parte teórica para enquadramento nos fundamentos desta disciplina, intervalada por partes práticas que permitiram o contacto dos presentes com exemplares de faunas arqueológicas. No fim houve ainda lugar para a apresentação dos resultados dos estudos faunísticos do Outeiro do Circo, seguindo-se um animado debate. 




A parte da tarde, realizada no Instituto de Arqueologia (Palácio de Sub-Ripas), foi dedicada a uma sessão de divulgação em arqueologia, baseada nos exemplos do Projeto Outeiro do Circo e que esteve a cargo de Miguel Serra, coordenador do projeto e de Sofia Silva, da Axis Mundi. Em primeiro lugar efetuou-se uma apresentação de síntese sobre os principais resultados científicos obtidos no Outeiro do Circo, bem como das ações de divulgação e de educação patrimonial concretizadas ao longo dos anos. O resto da sessão foi constituído por uma atividade de interpretação e comunicação baseada em objetos arqueológicos, propondo-se aos participantes a construção de uma narrativa para um público alvo específico, baseada nos artefactos distribuídos aos participantes. 

No total, o workshop envolveu mais de 30 inscritos e contou com o apoio à organização do Instituto de Arqueologia do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 




Os workshops do Projeto Outeiro do Circo continuam já no próximo dia 22 de Abril, com a realização de uma sessão sobre Divulgação em Arqueologia, que irá decorrer em Beja, no Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor - Igreja de Santo Amaro, em Beja. 

Sem comentários: