domingo, 23 de abril de 2023

Balanço do Workshop em Beja

Realizou-se no passado Sábado, 22 de Abril, mais um workshop do programa de formação do Projeto Outeiro do Circo, centrado na divulgação em arqueologia, 

A iniciativa decorreu no Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor - Igreja de Santo Amaro, em Beja, contando com a participação de 9 inscritos.  

O workshop iniciou-se com uma apresentação destinada a enquadrar os formandos no historial de investigação e de divulgação do Projeto Outeiro do Circo ao longo dos anos, com apresentação a cargo de Miguel Serra (CEAACP). 

Seguiu-se uma apresentação sobre Interpretação do Património, por Sofia Silva (Axis Mundi), onde foi proposta a planificação de uma atividade de divulgação, a cada um dos participantes, com base nos objetos distribuídos, todos eles relacionados com diferentes vertentes da investigação realizada sobre o povoado do Outeiro do Circo. O conjunto disponibilizado integrava réplicas de artefactos, bem como peças arqueológicas variadas, como instrumentos líticos, metálicos e fragmentos cerâmicos. 


No final os participantes apresentaram as suas propostas de atividades, elegendo o público alvo a que se pretendiam dirigir, a descrição da ação a realizar, os materiais de apoio a utilizar, entre outros aspetos, retratados através de uma ficha de apoio para construção da planificação. 


O workshop contou com o apoio do Museu Rainha D. Leonor e foi organizado em parceria com a Axis Mundi - Heritage & Archaeology.

Esta sessão integra-se no Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023, financiado pela Câmara Municipal de Beja e com o apoio da empresa Palimpsesto.

Brevemente serão anunciados novos workshops. 

Sem comentários: