O Projeto Outeiro do Circo organiza um workshop de Divulgação em Arqueologia, no âmbito do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023, que terá lugar em Beja no dia 22 de Abril.
A sessão, intitulada "Os Objetos Arqueológicos como Intérpretes do Património: o caso do Outeiro do Circo", será dinamizada pelos arqueólogos Miguel Serra (CEAACP) e Sofia Silva (Axis Mundi) no Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor, situado na Igreja de Santo Amaro, em Beja.
O workshop, com início às 14h30, contará com uma apresentação de síntese sobre os trabalhos arqueológicos realizados no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo e sobre as ações de divulgação desenvolvidas entre 2008 e 2023, seguindo-se uma atividade que pretende mostrar diversas experiências de partilha e comunicação do passado através de objetos arqueológicos, desafiando os participantes a demonstrarem a sua criatividade na interpretação e na criação de formas de divulgação.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 21 de Abril para o mail: miguel.antonio.serra@gmail.com, e aberta a todos os interessados em conhecer diferentes formas de divulgar o passado.
Este será o quinto workshop do projeto educativo em curso, que conta com co-organização da Axis Mundi - Heritage & Archaeology e do Museu Regional Rainha D. Leonor, o apoio da empresa Palimpsesto e financiamento da Câmara Municipal de Beja.
Workshop: Os Objetos Arqueológicos como Intérpretes do Património: o caso do Outeiro do Circo
Data: 22 de Abril de 2023
Local: Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor - Igreja de Santo Amaro (Beja)
Número máximo de participantes: 20
Duração: 3 horas
Horário: 14h30-17h30
Nota: os participantes receberão um certificado de participação.
Descrição: a atividade é constituída por uma apresentação de síntese sobre os principais resultados da investigação arqueológica efetuada no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo (Beja) e um resumo das principais ações de divulgação e educação patrimonial realizadas entre 2008 e 2023. De seguida será desenvolvido o workshop, que, através do recurso a artefactos recolhidos nas campanhas arqueológicas no Outeiro do Circo irá servir para mostrar diversas experiências e potencialidades de partilha e comunicação do conhecimento sobre o passado e irá desafiar os participantes a proporem as suas interpretações sobre os artefactos arqueológicos observados e as suas propostas para iniciativas de divulgação para o público.
Nota Biográfica sobre os formadores:
Sofia Silva
Licenciada em Arqueologia e História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2010) e Mestre em Arqueologia e Território (2013), pela mesma faculdade. Especialização em Arqueologia Proto-histórica - Dissertação de mestrado intitulada “O povoado do Outeiro do Circo no seu enquadramento regional (Beja): Contributos dos materiais cerâmicos”.
Colabora com o Projeto Outeiro do Circo, desde 2008, no âmbito da investigação arqueológica desenvolvida no povoado do Final da Idade do Bronze, sendo responsável das escavações arqueológicas e do estudo dos materiais cerâmicos.
Atualmente é coordenadora científica dos trabalhos de arqueologia da Axis Mundi Heritage & Archaeology.
Miguel Serra
Licenciado em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1999).
Técnico Superior na Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Serpa onde é responsável pelo Museu Municipal de Arqueologia.
Investigador colaborador do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património e do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.
Coordenador científico do Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo 2008-2023.