Foi hoje apresentado, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o novo volume da coleção Estudos & Memórias, com o título "New Trends in Iberian Zooarchaeology", uma edição coordenada por Maria João Valente, Cleia Detry e Cláudia Costa.
A obra reúne vários contributos apresentados ao Iberian Zooarchaeology Meeting, que teve lugar em Faro em 2017.
Entre os vários artigos encontra-se um trabalho sobre o Outeiro do Circo, desenvolvido por Íris Dias, em colaboração com Cleia Detry, Eduardo Porfírio e Miguel Serra, com o primeiro estudo faunístico deste povoado do Bronze Final, sob o título "Late Bronze Age Faunal remains from Outeiro do Circo (Beja, Portugal): a preliminary study" (clicar no título para aceder ao artigo completo).
Como nota informamos que, apesar deste artigo ser publicado com data de 2022, é referente a um estudo de 2017, havendo outro trabalho mais recente sobre a coleção faunística do Outeiro do Circo, publicado em 2020, resultante dos estudos desenvolvidos por Nelson J. Almeida, em colaboração com os restantes autores e autoras mencionados.
A Zooarqueologia é um campo de análise que irá continuar a merecer a maior atenção por parte da equipa do Projeto Outeiro do Circo, e sobre o qual, brevemente, se irão apresentar mais resultados.
Deixamos os nossos agradecimentos às coordenadoras da obra e às autoras do trabalho por toda a perseverança e esforço para se conseguir publicar este importante volume.
Sem comentários:
Enviar um comentário