sexta-feira, 4 de junho de 2021

Projecto Outeiro do Circo participa em curso de verão do Centro de Estudos Ibéricos


O Projecto Outeiro do Circo foi convidado a integrar o XXI Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos, que se realizada entre 6 e 9 de Julho, sob o tema "Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento". 


A participação do Projecto Outeiro do Circo ficará a cargo do seu coordenador, Miguel Serra, que apresentará a comunicação "Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja, Portugal): educação patrimonial e envolvimento comunitário". A apresentação está integrada no Painel 5, dedicado ao tema Património, patrimonialização, memória, com moderação de António Pedro Pita, da Universidade de Coimbra, e terá lugar no dia 8 de Julho a partir das 15h45.

O Curso de Verão consistirá em comunicações, painéis de debate e trabalhos de campo em torno dos seguintes temas: 1) Património, paisagens e desenvolvimento local; 2) Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais; 3) Políticas públicas, cooperação e desenvolvimento.

O curso é coordenado por Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra e Maria Isabel Martín Jiménez, da Universidade de Salamanca e é creditado por esta última entidade.

Mais informações sobre o Curso de Verão do CEI: AQUI

Aqui fica o resumo da comunicação do Projecto Outeiro do Circo:

O Projeto Outeiro do Circo desenvolve a sua investigação sobre a Idade do Bronze na região de Beja desde 2008, em simultâneo com um vasto programa de Educação Patrimonial, especialmente concebido para a utilização do património arqueológico enquanto motor de ações de educação não formal, de Arqueologia Pública, com a missão de sensibilizar novos públicos para a salvaguarda do património arqueológico e de Arqueologia Comunitária, pretendendo envolver as comunidades locais, não só para a sensibilização patrimonial, mas sobretudo para as tornar parte ativa do próprio processo de investigação de modo a criar uma maior relação identitária entre a comunidade atual e as comunidades do passado. Pretende-se com esta comunicação mostrar a relevância da participação das populações locais na investigação, gestão e valorização do património arqueológico local, como forma de integração da comunidade no processo de construção social do conhecimento científico sobre o sítio arqueológico em estudo.


Sem comentários: