Há 43 anos, em Junho de 1977, era publicado o primeiro artigo científico sobre o Outeiro do Circo, por Rui Parreira, editado nas páginas da saudosa revista Arquivo de Beja.
Este trabalho permitiu a atribuição segura de uma cronologia do Bronze Final à ocupação humana do Outeiro do Circo, baseada, sobretudo, na presença de cerâmicas com decoração em "Ornatos Brunidos", devidamente enquadrada nas ocupações da Idade do Bronze da região.
Também foi dada à estampa a primeira planta do sítio e um vasto conjunto de materiais cerâmicos e líticos recolhidos à superfície, mas outras questões continuaram em aberto, como por exemplo a relação do Outeiro do Circo com as necrópoles do Bronze do Sudoeste (hoje não restam dúvidas que são de momentos anteriores) ou a presença de cerâmicas a torno no povoado, que poderiam indiciar outras fases mais recentes, nomeadamente da Idade do Ferro, e que os trabalhos em curso tem permitido documentar com mais segurança.
O artigo de Rui Parreira "O povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo (Beringel/Beja), Arquivo de Beja, vols. 28-32, pp. 31-45, encontra-se acessível online na página da Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago: AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário