A rubrica "Citações" chega ao fim, após 17 publicações referentes a diferentes menções bibliográficas relativas ao Outeiro do Circo.
Neste último texto apresentamos uma curta referência, retirada da obra, "Portugal antigo e moderno : Diccionario Geographico, Estatistico, Chorografico, Heraldico, Archeologico, Historico, Biographico e Etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias", da autoria de Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho Leal, e editada em 12 volumes entre 1873 e 1890.
A monumental obra possui inúmeras informações históricas, entre muitas outas, sobre povoações portuguesas, e nela podemos encontrar uma breve referência sobre o Outeiro do Circo na entrada referente à vila de Beringel que diz: "No seu termo, no Outeiro do Circo, ha um forte, arruinado" (volume 1, p. 389).
Esta breve nota não nos diz muito sobre a sua descrição à época, nem sobre qualquer atribuição cronológica, sendo apenas destacado o seu caracter militar, mais uma vez revelador da visibilidade que as suas muralhas ainda teriam no século XIX, mesmo em estado de ruína.
Como curiosidade referimos ainda que a entrada sobre Mombeja não menciona o Outeiro do Circo e o nome da aldeia surge como Bombeja, mas notando-se que é vulgarmente conhecida por Mombeja.
Leal, A. (1873), Portugal antigo e moderno. Volume 1, Lisboa: Mattos Moreira.
Sem comentários:
Enviar um comentário