terça-feira, 18 de maio de 2021

A ocupação do território 18

Monte do Bolor 3 (União de Freguesias de Trigaches e São Brissos) - povoado aberto do Bronze Final

O Monte do Bolor 3, foi alvo de trabalhos arqueológicos no âmbito do Projeto Alqueva, que revelaram uma larga diacronia de ocupação entre o Calcolítico e o período romano. 

O sítio localiza-se perto da vila de Beringel, mas integrada na antiga freguesia de S. Brissos, ocupando um pequeno cabeço junto à Ribeira do Álamo, encontrando-se rodeado de terrenos de grande potencial agrícola.

Foi atestada uma fase de ocupação do Bronze Final materializada na existência de alguns valados e fossos (Borges et al. 2012: 116) que poderão corresponder a uma formas de delimitação do espaço do povoado ou a parcelários que estruturem o território de exploração (Serra e Porfírio 2017: 225).

Nos valados e fossos recolheram-se cerâmicas brunidas, taças carenadas e pegas mamilares, materiais característicos do Bronze Final, destacando-se a presença de cerâmicas pintadas de estilo Carambolo (Borges et al. 2012: 119).

Localização do sítio Monte do Bolor 3 na CMP 509
Materiais cerâmicos do Bronze Final (Borges et al. 2012: 129)

Bibliografia:

BORGES, S., SALVADOR MATEOS, R., PEREIRA, J, e SILVA, B. (2012) – Monte do Bolor 3 – S. Brissos, Beja: resultados preliminares. In DEUS, M. (coord.), Actas do V Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular. Almodôvar, p. 113-131.

SERRA, M., e PORFÍRIO, E. (2017), Estratégias de povoamento entre o Bronze Pleno e Final na região de Beja. Scientia Antiquitatis, Vol. 1, N.º 1. Actas do III Congresso Internacional de Arqueologia de Transição - Estratégias de Povoamento: da Pré-história à Proto-história, pp. 209.232. 


Sem comentários: