sábado, 31 de outubro de 2020

10 anos do Projecto Outeiro do Circo (2008-2018) - Novo artigo

Foi publicado um novo artigo do Projecto Outeiro do Circo, que constituí uma síntese de 10 anos de trabalhos desenvolvidos entre 2008 e 2018. 

O artigo foi publicado na revista online Alkalathem, editada pelo CEPAE - Asociación Centro de Estudios de las Peñas de Alcalatén y su Entorno, de Guadalajara, Espanha, fruto de colaboração entre esta instituição e o Projecto Outeiro do Circo.

Serra, M. e Porfírio, E. (2020), Dez anos do Projeto Outeiro do Circo 2008-2018 (Beja: Portugal): um imenso povoado fortificado da Idade do Bronze. Alkalathem, 2, pp. 40-49.

Link para a revista Alkalathem: AQUI

Link directo para o artigo: AQUI (também disponível no separador de Bibliografia deste blogue).

Resumo: O Projeto Outeiro do Circo desenvolve-se desde 2008, liderado por elementos da empresa de arqueologia Palimpsesto e do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra. O sítio que lhe dá nome, o Outeiro do Circo, é um dos maiores povoados da Idade do Bronze Final do Sudoeste Peninsular, conhecido desde o século XVIII, através de lendas locais, mas cuja investigação apenas se iniciou na década de 70 do século passado. As escavações arqueológicas realizadas entre 2008 e 2017 permitiram definir a importância da ocupação do Bronze Final, mas também outras possíveis ocupações mais discretas do Calcolítico e da Idade do Ferro. Os resultados obtidos confirmam o papel central que o Outeiro do Circo assumiu no quadro do povoamento regional durante o Bronze Final.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Educação Patrimonial em Ação, Porto, 22 e 23 de Outubro

Recordamos que o Projecto Outeiro do Circo vai participar na Conferência Internacional "Educação Patrimonial em Ação - Tecendo relações entre Museus, Escolas e Territórios", que se inicia amanhã, 22 de Outubro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, numa organização conjunta do CITCEM e da FLUP.


A conferência realiza-se no âmbito do projecto de investigação "Educación Patrimonial para la inteligencia territorial y emocional de la ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria". 

A participação do Projecto Outeiro do Circo estará a cargo de Sofia Silva (Axis Mundi, Heritage & Archaeology) e Maria José Sousa (Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa), com a comunicação "Os objetos arqueológicos como intérpretes do património: o caso do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", que resulta do trabalho desenvolvido pelas autoras no âmbito do protocolo de colaboração entre a equipa de investigação do Outeiro do Circo e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga.


A comunicação do Projecto Outeiro do Circo será emitida a 22 de Outubro, integrada na Sessão 3: Modelos de Prática, com início às 14h30.

Programa completo AQUI.

A iniciativa será transmitida online em acesso livre. Mais informações AQUI

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Balanço da participação no SOPA20

Terminou o SOPA20 - VIII Congresso Internacional de Socialização do Património no Meio Rural, realizado pela primeira vez em Portugal, no Fundão, depois de passagens por Espanha, Argentina, Chile, Colômbia e México, numa organização conjunta da Underground - Arqueologia, Património & Gente e da Câmara Municipal do Fundão / Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, com a colaboração da CAnicca - Arquitectura+Diseño+Urbanismo, da associação Ribacvdana e do Projecto Outeiro do Circo.



O SOPA é um congresso diferente, ligado às comunidades e onde se pretende promover processos criativos de participação cidadã para a construção identitária. Trata-se de um espaço onde o objectivo passa por consolidar o sentimento colectivo e o compromisso com a comunidade, procurando as ferramentas que permitam emancipar o conhecimento através da expansão dos saberes e da co-creação de conteúdos e metodologias. 

Ao longo dos últimos 7 anos, o SOPA tem dado lugar à apresentação de projectos didácticos, científicos e participativos, mas também ao debate sobre modelos de gestão social. 

O ano de 2020, e os tempos de pandemia que se atravessam, levaram a que este SOPA20 fosse necessariamente diferente, e que as actividades presenciais ficassem adiadas para a Primavera de 2021, dedicando esta primeira parte às apresentações em formato virtual.

Ao longo de 4 dias, o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no Fundão, foi o palco/estúdio, a partir de onde se emitiu o SOPA para todo o mundo. Foram dias dedicados a discutir os Patrimónios e Memórias: do geográfico ao imaginário colectivo; à apresentação de propostas teóricas, reflexões políticas, culturais, análises e estudos relacionados com o património rural e as comunidades a que está vinculado; e propostas relacionadas com projectos executados ou em fase de desenvolvimento, concebidos no âmbito do património rural e o trabalho com as comunidades. 

O Projecto Outeiro do Circo esteve presente, com uma apresentação no dia 17 de Outubro, integrada na mesa "Projectos de Socialização no Contexto de Investigaçlão Arqueológica", onde também foram apresentadas experências de locais tão diversos como o Perú, a Colômbia, ou Espanha.

A conferência do Outeiro do Circo, intitulada "195,4 km na Idade do Bronze", centrou-se numa das experiências de divulgação mais permanentes, regulares e participativas deste projecto, as caminhadas temáticas dedicadas ao património arqueológico e à Idade do Bronze em particular. A comunicação iniciou-se com um enquadramento sobre a investigação científica no Outeiro do Circo, pela caracterização em breves traços do seu projecto de Educação Patrimonial e de Arqueologia Comunitária, passando depois pelos antecedentes da criação das acções relativas às caminhadas temáticas e pela descrição dos principais objectivos a atingir com este tipo de iniciativas, ilustrados com alguns exemplos e com os principais resultados alcançados, terminando com um alerta sobre as dificuldades de manutenção destes percursos em meio rural face às alterações em larga escala provocadas pela expansão da Agricultura Intensiva. 



A presença do Projecto Outeiro do Circo englobou ainda a participação de Miguel Serra, coordenador do projecto, na mesa de "Conversatório", dedicada à Arqueologia e Processos Comunitários, que contou ainda com Carmen Pérez Maestro (Comunidad / Espanha-Colômbia), Xurxo Ayán Vila (Universidade Nova de Lisboa / Portugal-Galiza), Juanjo Pulido (Underground - Arqueologia, Património & Gente / Espanha) e de Germán Giordano e Belén Molinegro (Museo Provincial de Ciencias Naturales "Ángel Gallardo", Rosario / Argentina). 

O SOPA20 continuará na Primavera, com as sessões presenciais, na Serra da Gardunha e o SOPA21 já está anunciado para Ávila, Espanha.

A comunicação do Projecto Outeiro do Circo por ser vista AQUI (a partir das 4h33m)



quinta-feira, 8 de outubro de 2020

SOPA20 - VIII Congresso Internacional de Socialização do Património no Meio Rural - Programa

O Projecto Outeiro do Circo integra a equipa organizadora do SOPA20 - VIII Congresso Internacional de Socialização do Património no Meio Rural, que irá decorrer em dois momentos distintos, sendo o primeiro de 14 a 17 de Outubro, no Fundão, em formato virtual e dedicado ao Seminário FRONTEIRA - Patrimónios e Memórias: do geográfico ao imaginário colectivo, e um segundo momento, na Primavera de 2021, com diversas sessões presenciais sobre Património Rural e Comunidade.

A participação do Projecto Outeiro do Circo integra  a comunicação "194,5 km na Idade do Bronze", a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, no dia 17 de Outubro, no âmbito da sessão "Projectos - Propostas relacionadas com projectos executados ou em fase de desenvolvimento, concebidos no âmbito do património rural e o trabalho com as comunidades", bem como a participação do coordenador do projecto, Miguel Serra, na mesa redonda sobre Arqueologia e Processos Comunitários, que decorrerá no mesmo dia.

Para aceder ao programa completo e outras informações, clique AQUI.

Resumo da comunicação:

Título: 195,4 km na Idade do Bronze

Palavras-chave: Percursos. Natureza. Arqueologia. Comunidade. Turismo.

Resumo: O Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) iniciou-se em 2008 e tem como principais objectivos o estudo deste povoado fortificado da Idade do Bronze Final e a sua divulgação junto da comunidade local e de novos públicos. Ao longo dos anos foi desenvolvido um vasto programa de Educação Patrimonial destinado a envolver e tornar participante deste projecto a comunidade local, mais concretamente a população da aldeia de Mombeja, mas também as restantes comunidades envolventes, e criar motivos para atrair públicos diversos. Entre as acções realizadas merecem especial destaque os percursos pedestres pela sua simplicidade de execução e grande alcance. Ao todo foram 195,4 km percorridos neste território, em iniciativas dedicadas à Idade do Bronze e que juntaram 1166 participantes. Estes percursos não se limitam a ser um meio para transmissão de conhecimentos, constituindo-se como uma autêntica redescoberta do território, da sua interpretação e das suas transformações, facilmente acessíveis a interessados de qualquer escalão social ou nível de formação. Para isso, as iniciativas foram concebidas para integrar diferentes pontos de vista e motivos de interesse para integrar várias mais valias do território de estudo, desde a natureza, a geologia, a gastronomia, o artesanato ou as tradições musicais, contribuindo para a criação de uma ligação mais afectiva entre os participantes e ao mesmo tempo permitindo a criação de um pequeno nicho de turismo arqueológico participativo e imersivo. 

O congresso pode ser acompanhado na canal de Youtube do SOPA.


segunda-feira, 5 de outubro de 2020

10 anos do Projecto Outeiro do Circo

Brevemente ficará disponível online um novo artigo do Projecto Outeiro do Circo, com a síntese dos 10 anos (2008-2018) de investigação realizada, bem como das atividades de divulgação. Este trabalho sairá na revista Alkalathem num convite dos editores surgido no âmbito das colaborações desenvolvidas com o CEPAE - Asociación Centro de Estudios de las Peñas de Alcalatén y su Entorno (Guadalajara, Espanha).




sábado, 3 de outubro de 2020

III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses

O III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses realiza-se entre 19 e 22 de Novembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em formato online. 

O Projecto Outeiro do Circo apresentará, no dia 21 de Novembro, a comunicação "As faunas do final da Idade do Bronze no Sul de Portugal: leituras desde o Outeiro do Circo (Beja)", da autoria de Nelson J. Almeida, Íris Dias, Cleia Detry, Eduardo Porfírio e Miguel Serra, integrada no Bloco 6, dedicado à Proto-História. 

Pode consultar AQUI o programa final. 

Mais se informa que durante o congresso serão lançadas as respectivas actas, ficando desde logo disponível online o artigo sobre o Projecto Outeiro do Circo. 

Resumo:

Apresentam-se os resultados da análise dos restos faunísticos do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja), ainda inéditos, provenientes sobretudo da fossa/silo da sondagem 3 e das sondagens 7 e 8 localizadas junto ao talude defensivo. As práticas cinegéticas são acessórias neste conjunto com predomínio de restos de ovelhas e cabras, seguidas por gado bovino e suíno. Os padrões de abate, com a presença de indivíduos jovens e adultos sugerem uma economia mista, assente em recursos primários e secundários. O estudo permitiu valorizar um conjunto bastante fragmentado e afectado por processos pós-deposicionais, mas com indicadores de acção antrópica relacionáveis com o processamento das carcaças sob a forma de marcas de corte e termo-alteração por queima.