O III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses realiza-se entre 19 e 22 de Novembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em formato online.
O Projecto Outeiro do Circo apresentará, no dia 21 de Novembro, a comunicação "As faunas do final da Idade do Bronze no Sul de Portugal: leituras desde o Outeiro do Circo (Beja)", da autoria de Nelson J. Almeida, Íris Dias, Cleia Detry, Eduardo Porfírio e Miguel Serra, integrada no Bloco 6, dedicado à Proto-História.
Pode consultar AQUI o programa final.
Mais se informa que durante o congresso serão lançadas as respectivas actas, ficando desde logo disponível online o artigo sobre o Projecto Outeiro do Circo.
Resumo:
Apresentam-se os resultados da análise dos restos faunísticos do povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja), ainda inéditos, provenientes sobretudo da fossa/silo da sondagem 3 e das sondagens 7 e 8 localizadas junto ao talude defensivo. As práticas cinegéticas são acessórias neste conjunto com predomínio de restos de ovelhas e cabras, seguidas por gado bovino e suíno. Os padrões de abate, com a presença de indivíduos jovens e adultos sugerem uma economia mista, assente em recursos primários e secundários. O estudo permitiu valorizar um conjunto bastante fragmentado e afectado por processos pós-deposicionais, mas com indicadores de acção antrópica relacionáveis com o processamento das carcaças sob a forma de marcas de corte e termo-alteração por queima.
Sem comentários:
Enviar um comentário