quinta-feira, 8 de outubro de 2020

SOPA20 - VIII Congresso Internacional de Socialização do Património no Meio Rural - Programa

O Projecto Outeiro do Circo integra a equipa organizadora do SOPA20 - VIII Congresso Internacional de Socialização do Património no Meio Rural, que irá decorrer em dois momentos distintos, sendo o primeiro de 14 a 17 de Outubro, no Fundão, em formato virtual e dedicado ao Seminário FRONTEIRA - Patrimónios e Memórias: do geográfico ao imaginário colectivo, e um segundo momento, na Primavera de 2021, com diversas sessões presenciais sobre Património Rural e Comunidade.

A participação do Projecto Outeiro do Circo integra  a comunicação "194,5 km na Idade do Bronze", a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, no dia 17 de Outubro, no âmbito da sessão "Projectos - Propostas relacionadas com projectos executados ou em fase de desenvolvimento, concebidos no âmbito do património rural e o trabalho com as comunidades", bem como a participação do coordenador do projecto, Miguel Serra, na mesa redonda sobre Arqueologia e Processos Comunitários, que decorrerá no mesmo dia.

Para aceder ao programa completo e outras informações, clique AQUI.

Resumo da comunicação:

Título: 195,4 km na Idade do Bronze

Palavras-chave: Percursos. Natureza. Arqueologia. Comunidade. Turismo.

Resumo: O Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) iniciou-se em 2008 e tem como principais objectivos o estudo deste povoado fortificado da Idade do Bronze Final e a sua divulgação junto da comunidade local e de novos públicos. Ao longo dos anos foi desenvolvido um vasto programa de Educação Patrimonial destinado a envolver e tornar participante deste projecto a comunidade local, mais concretamente a população da aldeia de Mombeja, mas também as restantes comunidades envolventes, e criar motivos para atrair públicos diversos. Entre as acções realizadas merecem especial destaque os percursos pedestres pela sua simplicidade de execução e grande alcance. Ao todo foram 195,4 km percorridos neste território, em iniciativas dedicadas à Idade do Bronze e que juntaram 1166 participantes. Estes percursos não se limitam a ser um meio para transmissão de conhecimentos, constituindo-se como uma autêntica redescoberta do território, da sua interpretação e das suas transformações, facilmente acessíveis a interessados de qualquer escalão social ou nível de formação. Para isso, as iniciativas foram concebidas para integrar diferentes pontos de vista e motivos de interesse para integrar várias mais valias do território de estudo, desde a natureza, a geologia, a gastronomia, o artesanato ou as tradições musicais, contribuindo para a criação de uma ligação mais afectiva entre os participantes e ao mesmo tempo permitindo a criação de um pequeno nicho de turismo arqueológico participativo e imersivo. 

O congresso pode ser acompanhado na canal de Youtube do SOPA.


Sem comentários: