quarta-feira, 1 de julho de 2020

Campanha arqueológica de 2020 no Outeiro do Circo (Beja)

Os trabalhos arqueológicos no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo vão decorrer entre 3 e 28 de Agosto, naquela que será a segunda campanha de investigação do PAOC - Projecto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja) - PIPA 2019-2021.
A campanha de 2020 incidirá na continuação dos trabalhos desenvolvidos em 2019, com a escavação da zona de muralha e da área interior do povoado. 
Em 2019 os trabalhos realizados permitiram a identificação de derrubes da muralha e de níveis com materiais arqueológicos relacionados com ocupações posteriores à Idade do Bronze.
A equipa científica, coordenada pelos arqueólogos Miguel Serra, Eduardo Porfírio e Sofia Silva, contará com voluntários locais, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento das Universidades de Coimbra, Lisboa, Évora e Santiago de Compostela e arqueólogos profissionais. 
Devido à necessidade de implementar várias medidas destinadas a evitar a propagação da pandemia Covid 19, a equipa do Projecto Outeiro do Circo resolveu cancelar a realização de um Campo Internacional de Arqueologia, que deveria ter lugar este Verão. Este ano também se pretendia retomar o habitual ciclo de conferências que decorre em simultâneo com as escavações arqueológicas, mas que não se irá realizar pelas mesmas razões. De igual forma não serão desenvolvidas as acções de Educação Patrimonial dirigidas a grupos de jovens em férias e não serão organizadas visitas guiadas durante os trabalhos de campo. 
O Projecto Outeiro do Circo conta com o financiamento da Câmara Municipal de Beja e com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto. 

Campanha de 2020 - Outeiro do Circo (Beja):
Nome do projeto: PAOC-Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja)
Datas: 3 a 28 de Agosto

Coordenação de projeto: Miguel Serra (CM Serpa/CEAACP) e Eduardo Porfírio (CM Sintra/CEAACP)
Direção científica: Miguel Serra, Eduardo Porfírio, Sofia Silva (Axis Mundi)
Consultoria científica: Raquel Vilaça (Univ. Coimbra/CEAACP), Sofia Soares (ESTIG-IPB)

Apoios: Câmara Municipal de Beja; União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja; Palimpsesto, Lda.

Contactos:
Telefone: 916981548 (Miguel Serra), 965375244 (Eduardo Porfírio).

Informações gerais:
Local: União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja/ Junta de Freguesia de Beringel (distrito de Beja)
Período: Bronze Final
Tipo de Estação: Povoado fortificado

No final os participantes recebem um certificado de participação.  

Descrição da campanha:
Os trabalhos previstos para 2020 irão centrar-se na continuidade da escavação do alargamento de uma sondagem junto à muralha, nomeadamente com a remoção do derrube, identificado nos trabalhos de 2019, bem como na continuidade da escavação dos níveis arqueológicos no interior da área habitacional do povoado. 
Para além das escavações arqueológicas também serão desenvolvidos trabalhos de tratamento do espólio exumado.
Os voluntários receberão ainda formação sobre os procedimentos de campo e gabinete e serão ministradas algumas acções de formação sobre diferentes aspectos da investigação realizada no Outeiro do Circo.

Chegada: os participantes deverão chegar no Domingo anterior ao início da respectiva campanha em que estão inscritos. Deverão comunicar a hora de chegada (quer em transporte público quer em viatura própria), tentando se possível chegar antes das 20:30. Está  assegurado o transporte desde a Rodoviária e da Estação de Comboios até ao local de estadia, localizado na aldeia de Mombeja, situada a 18 Km de Beja. Quem chegar mais tarde em transporte público deverá avisar os responsáveis do projecto para assegurarmos o seu transporte até ao local de estadia. Quem vier em viatura própria deverá contactar os responsáveis do projecto.

Alojamento: Casas de habitação em Mombeja. Deverão levar saco cama.

Alimentação: em restaurante na aldeia de Mombeja (inclui pequeno almoço, lanche para levar para o campo, almoço e jantar). Está incluído o jantar no dia de chegada.

Transporte: as deslocações para o local de trabalho serão asseguradas por transporte cedido pela empresa Palimpsesto.

Conselhos: levar chapéu, cantil, luvas, protector solar, máscara social. Serão disponibilizados frascos de álcool gel para levar para o campo e para as casas de habitação.

Horário de trabalho: 7:00 – 13:00 (no campo) e das 14:00 – 16:00 (tratamento de espólio e acções de formação)

Sem comentários: