domingo, 28 de junho de 2020

"Divulgação arqueológica: o projecto 12 lugares, 12 meses, 12 histórias" - Vídeo da conferência online

Já está disponível no canal de Youtube do Projecto Outeiro do Circo o vídeo da apresentação de Miguel Serra intitulada "Divulgação arqueológica: o projecto 12 lugares, 12 meses, 12 histórias". A comunicação abordou essencialmente os antecedentes, objectivos, desenvolvimento e repercussões desta iniciativa dedicada à divulgação do património arqueológico do concelho de Beja e que já fora alvo de uma publicação. Este evento decorreu no âmbito das Jornadas Europeias da Arqueologia, que se celebraram nos dias 19 a 21 de Junho. Trata-se de uma iniciativa que passou a constar do calendário de actividades do Conselho da Europa, após 9 edições anteriores com organização do Inrap - Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (França) à qual se tem vindo a juntar um número crescente de países e de instituições.



sexta-feira, 26 de junho de 2020

Congresso SOPA - prazo de entrega de propostas prolongado até 15 de Julho

O Projecto Outeiro do Circo é uma das entidades parceiras da organização do Congresso SOPA, que terá lugar no Fundão, de 12 a 17 de Outubro de 2020.
O prazo de entrega de propostas foi alargado até 15 de Julho.

Nota de imprensa:

Congresso Internacional SOPA no Fundão

O Fundão vai acolher, de 12 a 17 de Outubro do corrente ano, o “SOPA - Congresso Internacional de Socialização do Património em Meio Rural” que terá para esta edição o tema estruturante “Fronteiras - Patrimónios e Memórias [do Geográfico ao Imaginário Coletivo]”.
Numa organização do Underground Arqueologia Património & Gente e da Autarquia do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o Congresso contará com a presença e com a participação de investigadores e de colaborações temáticas diversificadas conjugando interesses e objetivos comuns a centros de investigação, a universidades, a comunidades e a associações locais e regionais de âmbito cultural e social.
As anteriores edições do Congresso SOPA decorreram em Espanha, na Argentina, no México, no Chile e na Colômbia vinculando os objectivos gerais da iniciativa a geografias iberoamericanas
A edição portuguesa terá como território operativo comunidades da Serra da Gardunha, orografia do Portugal central que se assume como um relevo de convergência cultural milenar, no contexto da história dos territórios de baixa densidade do interior português.
O SOPA 2020 irá trabalhar, sem quaisquer vinculações geográficas pré-determinadas, as realidades polissémicas conjugadas na palavra Fronteira, numa abordagem temática alargada integrando várias disciplinas da área das ciências sociais e do desenvolvimento local.
O programa, em finalização, contará com o contributo já confirmado de reputados especialistas nacionais e internacionais das áreas da arqueologia colaborativa, do Património Cultural em meio rural e da museologia comunitária.
Seminários abertos, fóruns, debates, exposições, instalações artísticas, teatro comunitário, sessões de cinema documental, entre outras actividades, estruturarão as dinâmicas desta edição do SOPA.
O programa final estará adaptado à conjuntura resultante da crise pandémica.
As inscrições para propostas de comunicações decorrem até dia 15 de Julho.
Para mais informações consulte https://sopa20portugal.blogspot.com/p/sopa-20_7.html ou https://www.facebook.com/SOPACONGRESO/.





terça-feira, 23 de junho de 2020

Moinho

Foto de Júlio Raimundo com a legenda: "Modo ancestral de captação de água, Mombeja, Beja", tirada do Monte do Circo. 
A elevação ao fundo corresponde ao povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo, observando-se as linhas de árvores que escondem a muralha que o delimitava na totalidade há 3000 anos. 
O nosso agradecimento ao Júlio Raimundo pela autorização de utilização da foto.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

All aboard! The making of Xaroco - Vídeo da Conferência online


A partir de hoje está disponível no canal de Youtube do Projecto Outeiro do Circo o vídeo das apresentações de Andrea Mendoza e de Miguel Serra sobre a produção do documentário Xaroco que decorreu no passado dia 18 de Junho Na primeira apresentação Andrea Mendoza, abordou o processo criativo do Xaroco, recordando várias histórias ligadas à sua realização, edição e apresentação. Na segunda parte Miguel Serra falou sobre o processo de divulgação do filme que ocorreu no âmbito do programa de Educação Patrimonial do Projecto Outeiro do Circo. O vídeo inclui ainda todo o período de debate que se seguiu. Omnipresente ao longo de toda a sessão esteve a saudosa figura de Rui Gaibino,  que desempenhou um papel fundamental neste projecto ao dinamizar a pequena equipa que se juntou para levar a cabo esta tarefa



sexta-feira, 19 de junho de 2020

Congresso SOPA - 12 a 17 de Outubro, Fundão

Portugal acolhe pela primeira vez o SOPA - Congresso Internacional de Socialização do Património em Meio Rural, que terá lugar entre os dias 12 a 17 de Outubro no Fundão, numa organização do colectivo UNDERGROUND - Arqueologia Património & Gente (Extremadura, Espanha) e da Câmara Municipal do Fundão, a que se associam diversas entidades, entre as quais o Projecto Outeiro do Circo. 

O tema desta 8ª edição centra-se na problemática das fronteiras culturais numa geografia de pandemia global. 

As anteriores edições do SOPA já percorreram diversos países desde Espanha, Argentina, México, Chile, Colômbia e agora também em Portugal.

O grande objectivo deste seminário passa por trabalhar numa nova conceptualização do conceito de fronteira, contribuindo para a discussão sobre o fronteiriço desde a interpretação da memória colectiva, da cultura e da arte, e os processos sociais, económicos e políticos que se vivem na experiência quotidiana desses contextos territoriais no meio rural.

A submissão de propostas decorre até 5 de Julho (unicamente para propostas presenciais de Portugal).

Mais informações sobre o SOPA, sobre as sessões em que se pode inscrever, sobre o programa, a organização, o envio de propostas ou a publicação do seminário, clique AQUI.




terça-feira, 16 de junho de 2020

Outeiro do Circo nas Jornadas Europeias da Arqueologia - 21 de Junho

O Projecto Outeiro do Circo aderiu às Jornadas Europeias da Arqueologia, que se celebram de 19 a 21 de Junho.
Trata-se de uma iniciativa que passa a constar do calendário de actividades do Conselho da Europa, após 9 edições anteriores com organização do Inrap - Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (França) à qual se juntam muitos outros países.
A iniciativa organizada pelo Projecto Outeiro do Circo compreende uma conferência online, através da plataforma Zoom, no dia 21 de Junho (Domingo), às 18h00 e é dedicada a um projecto de divulgação arqueológica que se realizou em 2016 no âmbito do programa de educação patrimonial deste projecto científico, intitulado "12 lugares, 12 meses, 12 histórias. A Idade do Bronze na região de Beja". 
A apresentação estará a cargo de Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo e responsável pelo projecto "12 lugares...", que irá falar dos antecedentes, objectivos, desenvolvimento e repercussões desta iniciativa. 
A assistência à sessão é gratuita e haverá espaço para debate sobre o tema da divulgação arqueológica após a apresentação.
Os interessados poderão aceder através do seguinte link:
https://us04web.zoom.us/j/72613375013?pwd=YVJ1TVpGdmVqU3pWY3ZmTWFDd2dKdz09



domingo, 14 de junho de 2020

All aboard! The making of Xaroco - Sessão online dia 18 de Junho

All aboard! The making of Xaroco
Todos a bordo! A realização do Xaroco.
No dia 18 de Junho regressamos às sessões online do Projecto Outeiro do Circo com uma iniciativa muito especial. 
Iremos estar à conversa com Andrea Mendoza sobre a realização do filme Xaroco, rodado em 2017 no Outeiro do Circo e em muitos outros locais. Falaremos da origem deste projecto, das histórias por trás das cenas, das pessoas que nele se envolveram, da sua divulgação no âmbito das acções do Projecto Outeiro do Circo e muito mais.
E iremos recordar o nosso "Capitão", Rui Gaibino, que nos deixou a 18 de Junho de 2019, pelo seu papel neste projecto e pela forma como nos juntou a todos. 

A sessão será dividida em duas partes, com a primeira a cargo de Andrea Mendoza, que nos falará sobre o processo criativo do Xaroco e recordará as histórias ligadas à sua realização, edição e apresentação. A segunda parte ficará a cargo de Miguel Serra, com uma apresentação dedicada à componente de divulgação do filme no âmbito do programa de Educação Patrimonial do Projecto Outeiro do Circo. Após ambas as apresentações haverá sempre espaço para debate e discussão e para relembrar o nosso saudoso amigo Rui Gaibino e o seu papel imprescindível em toda esta aventura. 

Aqui vos deixamos o texto de apresentação escrito por Andrea Mendoza. 

Xaroco is a documentary film that explores the incessant exodus that we as humankind experience while looking for new places in the pursuit of a certain, beauty.  The film is set in Beja, Portugal, right at doors of the Mediterranean Sea: a place that has been, and still is, the space for civilizations to blossom, for trade to happen, for conquers, for triumphs and defeats, a common space to witness the never-ending exodus that we as human race, at a certain point experience in the search for the right place.
We will tell the story of how the wind (Xaroco-Scirocco) has been fundamental in discovering and assembling fragments of the past, and how archaeology (in special our Palimpesto/Outeiro di Circo friends) is absolutely relevant for our present and, if supported, politically instrumental for the future.

During this zoom meeting we will present you the why(s), how(s), how comes, who and whereabouts of the project and chat a bit about the behind the scenes, dinners (Gazpacho included), parties, locations, bureaucracy, soundtrack and trips that were necessary to assemble the project. We will also pay tribute to a person without whom this quest would have simply not had been possible:
Rui Gaibino, El Capitán, who is now sailing in eternity. For this, please be sure to have a glass of wine or a beer by your side.
Conferência online (plataforma Zoom) apresentada por Andrea Mendoza e Miguel Serra.

Assista e participe!
Dia 18 de Junho (5ª feira) a partir das 18h00.
Os interessados poderão aceder e participar através dos links:

Sessão 1 - 18h00-18h40
Sessão 2 - 18h50-19h30
O filme Xaroco encontra-se disponível em: https://vimeo.com/273621826

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Pouca caça e que seja na brasa! A gestão de recursos animais no Bronze Final do Outeiro do Circo - Vídeo da Conferência online


No canal de Youtube do Projecto Outeiro do Circo foi adicionado o vídeo da conferência de Nélson J. Almeida que decorreu no passado dia 30 de Maio, incluindo ainda todo o período de debate que se seguiu. 
















terça-feira, 2 de junho de 2020

Webinar de Turismo arqueológico

Já se encontra partilhado no Canal Youtube do Projecto Outeiro do Circo o vídeo da sessão sobre Turismo Arqueológico realizada a convite do Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Gustave Eiffel da Amadora.
A apresentação, a cargo de Miguel Serra, centrou-se no exemplo de algumas experiências desenvolvidas no Projecto Outeiro do Circo sobre esta área e desenvolveu-se numa animada conversa com professores e alunos. 




segunda-feira, 1 de junho de 2020

Dia na Criança

Neste Dia da Criança recordamos algumas das actividades especificamente dirigidas para os mais novos que têm sido desenvolvidas no Outeiro do Circo.
Entre 2014 e 2017 foi dada uma especial atenção aos grupos de actividades para jovens em férias, com o intuito de os envolver no Projecto Outeiro do Circo.
Uma das lacunas identificadas no período 2008-2013 foi a dificuldade de desenvolvimento de acções dirigidas ao público mais jovem, agravada pelo facto da presença da equipa do projecto apenas ocorrer em período de férias escolares. Procurou-se ultrapassar esta dificuldade através da colaboração com alguns programas de ocupação de tempos livres, o que se deveu ao papel fundamental de várias juntas de freguesia que colaboraram com o projecto. 
Assim, em 2014, ainda de forma bastante tímida, foram desenvolvidas as primeiras acções, que serviram de modelo para o programa com estes grupos para os anos seguintes (sobre o conceito ler AQUI). 
No Verão de 2014 estiveram presentes 25 jovens da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da Freguesia de Beringel. Para estas iniciativas concebeu-se um pequeno kit pedagógico constituído por réplicas, algumas peças arqueológicas passíveis de manuseamento e ilustrações, que serviam de complemento à explicação sobre o sítio. Após esta visita destinada a compreender o que se observava em volta, seguia-se uma explicação sobre o próprio trabalho arqueológico que terminava com a participação directa na escavação, com o devido apoio dos voluntários do projecto. 
Em 2015 estas actividades ganharam um peso maior, trazendo até ao Outeiro do Circo cerca de 70 crianças dos ATL`s da União de Freguesias de Albernôa e Trindade, União de Freguesias de Salvada e Quintos e Penedo Gordo (União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista), havendo ainda oportunidade para desenvolver uma oficina prática de modelação cerâmica com esta última e para se pedir aos participantes que retratassem estas experiências em desenhos que posteriormente redundariam numa pequena exposição.
O ano de 2016 voltou a ter uma importante presença de jovens no Outeiro do Circo, no âmbito destas visitas imersivas, com um total de 46 crianças dos ATL`s da Academia de Ginástica Zona Azul (Beja), Penedo Gordo (União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista), Be-Happy Actividades Educativas (Beja) e Associação Juvenil Arruaça (Beja). Neste ano, devido à participação de grupos oriundos da cidade de Beja e pelo facto da equipa do projecto desenvolver trabalhos de gabinete no Museu Jorge Vieira, por cedência da Câmara Municipal de Serpa, foi possível que os "pequenos arqueólogos" também tivessem a oportunidade de ver e experimentar os trabalhos de tratamento de materiais. Adicionalmente foram também desenvolvidos dois ateliers pedagógicos sobre a Idade do Bronze em parceria com a autarquia de Beja, que contaram com 15 participantes. 
Por fim, em 2017 apenas se registou a presença de 20 jovens da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e da Academia de Ginástica Zona Azul, por se tratar do último ano desse projecto e em que as prioridades estavam a ser investidas noutras áreas de actuação.
Ao todo foram 176 jovens que puderam ter um experiência de participação activa num trabalho arqueológico, mesmo que por apenas um breve momento.
No projecto em curso desde 2019 não estão previstas acções deste tipo por não se encontrarem reunidas as condições necessárias à sua execução, esperando que num futuro próximo se possam vir a concretizar.