segunda-feira, 1 de junho de 2020

Dia na Criança

Neste Dia da Criança recordamos algumas das actividades especificamente dirigidas para os mais novos que têm sido desenvolvidas no Outeiro do Circo.
Entre 2014 e 2017 foi dada uma especial atenção aos grupos de actividades para jovens em férias, com o intuito de os envolver no Projecto Outeiro do Circo.
Uma das lacunas identificadas no período 2008-2013 foi a dificuldade de desenvolvimento de acções dirigidas ao público mais jovem, agravada pelo facto da presença da equipa do projecto apenas ocorrer em período de férias escolares. Procurou-se ultrapassar esta dificuldade através da colaboração com alguns programas de ocupação de tempos livres, o que se deveu ao papel fundamental de várias juntas de freguesia que colaboraram com o projecto. 
Assim, em 2014, ainda de forma bastante tímida, foram desenvolvidas as primeiras acções, que serviram de modelo para o programa com estes grupos para os anos seguintes (sobre o conceito ler AQUI). 
No Verão de 2014 estiveram presentes 25 jovens da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da Freguesia de Beringel. Para estas iniciativas concebeu-se um pequeno kit pedagógico constituído por réplicas, algumas peças arqueológicas passíveis de manuseamento e ilustrações, que serviam de complemento à explicação sobre o sítio. Após esta visita destinada a compreender o que se observava em volta, seguia-se uma explicação sobre o próprio trabalho arqueológico que terminava com a participação directa na escavação, com o devido apoio dos voluntários do projecto. 
Em 2015 estas actividades ganharam um peso maior, trazendo até ao Outeiro do Circo cerca de 70 crianças dos ATL`s da União de Freguesias de Albernôa e Trindade, União de Freguesias de Salvada e Quintos e Penedo Gordo (União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista), havendo ainda oportunidade para desenvolver uma oficina prática de modelação cerâmica com esta última e para se pedir aos participantes que retratassem estas experiências em desenhos que posteriormente redundariam numa pequena exposição.
O ano de 2016 voltou a ter uma importante presença de jovens no Outeiro do Circo, no âmbito destas visitas imersivas, com um total de 46 crianças dos ATL`s da Academia de Ginástica Zona Azul (Beja), Penedo Gordo (União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista), Be-Happy Actividades Educativas (Beja) e Associação Juvenil Arruaça (Beja). Neste ano, devido à participação de grupos oriundos da cidade de Beja e pelo facto da equipa do projecto desenvolver trabalhos de gabinete no Museu Jorge Vieira, por cedência da Câmara Municipal de Serpa, foi possível que os "pequenos arqueólogos" também tivessem a oportunidade de ver e experimentar os trabalhos de tratamento de materiais. Adicionalmente foram também desenvolvidos dois ateliers pedagógicos sobre a Idade do Bronze em parceria com a autarquia de Beja, que contaram com 15 participantes. 
Por fim, em 2017 apenas se registou a presença de 20 jovens da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e da Academia de Ginástica Zona Azul, por se tratar do último ano desse projecto e em que as prioridades estavam a ser investidas noutras áreas de actuação.
Ao todo foram 176 jovens que puderam ter um experiência de participação activa num trabalho arqueológico, mesmo que por apenas um breve momento.
No projecto em curso desde 2019 não estão previstas acções deste tipo por não se encontrarem reunidas as condições necessárias à sua execução, esperando que num futuro próximo se possam vir a concretizar. 








Sem comentários: