domingo, 28 de maio de 2017

Campanha arqueológica de 2017 no Outeiro do Circo (Beja)

Os trabalhos arqueológicos no povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo vão ser retomados entre 31 de Julho e 25 de Agosto, naquela que será a última campanha de investigação do projecto actualmente em curso.
A campanha de 2017 incidirá na conclusão de duas áreas de escavação situadas junto a um troço da muralha e que poderão revelar novos dados sobre as vivências das comunidades que habitaram este local há 3000 anos.
A equipa científica incluirá voluntários provenientes de várias universidades portuguesas e espanholas para além de arqueólogos profissionais. 
Em simultâneo com os trabalhos no terreno irão decorrer outras actividades paralelas, como um ciclo de conferências, visitas guiadas, acções de formação, exposições e sessões de educação patrimonial para públicos jovens, para além da realização de um documentário.
O Projecto Outeiro do Circo conta com o financiamento da Câmara Municipal de Beja e com o apoio da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista (Beja), da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto. 


Campanha de 2017 - Outeiro do Circo (Beja):
Nome do projeto: O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)
Datas: 31 de Julho a 25 de Agosto

Coordenação de projeto: Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP)
Direção científica: Miguel Serra, Eduardo Porfírio (Palimpsesto / CEAACP), Diana Fernandes (Palimpsesto)
Consultoria científica: Raquel Vilaça (Univ. Coimbra/CEAACP), Virgílio Correia (Museu Monográfico de Conímbriga/CEAACP), Rui Parreira (DRC Algarve/UNIARQ), Sofia Soares (ESTIG-IPB/GEOBIOTEC)

Apoios: Câmara Municipal de Beja / União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista / União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja / Palimpsesto, Lda.

Contactos:
Telefone: 916981548 (Miguel Serra), 916981549 (Eduardo Porfírio), 912118462 (Diana Fernandes)

Informações gerais:
Local: União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja/ Junta de Freguesia de Beringel (distrito de Beja)
Período: Bronze Final
Tipo de Estação: Povoado fortificado

No final os participantes recebem um certificado de participação.  

Descrição da campanha:
Os trabalhos previstos para 2017 irão centrar-se na conclusão de duas áreas de sondagem intervencionadas em 2016 e que se localizam junto a um troço da muralha anteriormente escavada entre 2008 e 2013. Uma das sondagens a intervir revelou uma grande potência estratigráfica e presença de muitos materiais, sobretudo cerâmicos, mas sem permitir a identificação de estruturas, que poderão estar preservadas a maior profundidade. A outra sondagem a concluir apresenta uma situação diferente, onde se verificou a ocorrência de grandes concentrações de blocos pétreos, incluindo um bloco que exibe diversas "covinhas" gravadas, e que poderão corresponder ao derrube da muralha, que eventualmente selará níveis de ocupação preservados.
Para além das escavações arqueológicas também serão desenvolvidos trabalhos de tratamento do espólio exumado.
Outras vertentes da campanha serão materializadas com a realização do já habitual ciclo de conferências que irá incidir sobre temas diversos dentro da área da arqueologia. Oportunamente será divulgado o respectivo programa. 
Ao longo de toda a campanha serão promovidas visitas guiadas ao local das escavações, para grupos ou individualmente, que contarão com o apoio dos membros da equipa do projecto. Estas visitas decorrerão entre as 09:00h e as 12:00h nos dias úteis.
Também está prevista a realização de várias exposições, em Beja, em Mombeja e em Santa Vitória para além da também habitual colaboração com grupos de jovens em férias.
Durante a campanha será realizado em documentário, sobre o qual se darão mais informações em breve.

Chegada: os participantes na campanha de 2017 deverão chegar no Domingo anterior ao início da respectiva campanha em que estão inscritos. Deverão comunicar a hora de chegada (quer em transporte público quer em viatura própria), tentando se possível chegar antes das 20:30. Está  assegurado o transporte desde a Rodoviária e da Estação de Comboios até ao local de estadia. Se alguém chegar mais tarde em transporte público deverá avisar os responsáveis do projecto para assegurarmos o seu transporte até ao local de estadia. Quem vier em viatura própria deverá contactar os responsáveis do projecto.

Alojamento: Apartamentos na cidade de Beja. Deverão levar saco cama.

Alimentação: em restaurante na cidade de Beja (inclui pequeno almoço, lanche para levar para o campo, almoço e jantar). Está incluído o jantar no dia de chegada.

Transporte: as deslocações para o local de trabalho serão asseguradas por transporte cedido pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e pela empresa Palimpsesto.

Conselhos: levar chapéu, cantil, luvas, protector solar.

Horário de trabalho: 7:00 – 13:00 (no campo) e das 14:00 – 16:00 (tratamento de espólio e acções de formação)

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Balanço 1ª sessão "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja"

Decorreu no passado dia 23 de Maio a primeira sessão do ciclo de conferências "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja" que teve como oradora Ana Margarida Arruda, da Uniarq (Centro de Arqueologia) e Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa. 
O tema de arranque deste ciclo foi dedicado à Idade do Ferro e às novidades surgidas nesta região na última década, muito por força das intervenções arqueológicas decorrentes do Projecto Alqueva, que permitiram passar de uma situação de quase autêntico vazio de informação para um "admirável mundo novo" nas palavras de Ana Arruda.
A sessão, que decorreu na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, contou com uma plateia de 36 interessados que colocaram diversas questões no final, permitindo desenvolver a temática num interessante debate.
Este ciclo de conferências é organizado pela Associação de Defesa do Património de Beja em conjunto com o Projecto Outeiro do Circo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja.
A próxima sessão está marcada para dia 8 de Junho às 21:00 no mesmo local e irá abordar as novidades da Idade do Bronze.


quarta-feira, 24 de maio de 2017

Publicação da tese de Ana Bica Osório

Anuncia-se o lançamento das Monografias da Associação dos Arqueólogos Portugueses, relativas à 1ª Edição do Prémio Eduardo da Cunha Serrão 2015, que terá lugar no próximo dia 25 de Maio às 18:30 no Museu Arqueológico do Carmo.
Uma das monografias a lançar corresponde à tese de doutoramento de Ana Bica Osório, colaboradora do Projecto Outeiro do Circo, intitulada "A variabilidade das cerâmicas manuais com decorações brunidas do Bronze Final / I Idade do Ferro na Península Ibérica" e que reúne diversos trabalhos analíticos sobre cerâmicas brunidas, incluindo as recolhidas nas escavações realizadas no Outeiro do Circo entre 2008 e 2013.
À Ana Bica os nossos parabéns, bem como aos restantes contemplados.



terça-feira, 23 de maio de 2017

Oficinas de Arqueologia Experimental - Olaria pré-histórica - Nelas - Oficina 1 - 20 de Maio



Decorreu no passado dia 20 de Maio, a primeira oficina do Workshop de Arqueologia Experimental - Olaria Pré-histórica, uma organização conjunta do Projecto Outeiro do Circo/Palimpsesto Lda., do projecto Divulgarq (concebido por Luís Laceiras e que contou também com o apoio da Câmara Municipal de Nelas e da Fundação Lapa do Lobo. Esta última entidade foi também responsável pelo financiamento desta actividade, cedendo igualmente os excelentes espaços onde a mesma se desenrolou.

Esta iniciativa contou com cerca de 20 participantes curiosos em conhecer o processo de manufactura cerâmica, inspirado em formas conhecidas da pré-história.

Um álbum fotográfico mais extenso está disponível na página do facebook do projecto Outeiro do Circo, onde poderá ser consultado e partilhado. 

No próximo dia 3 de junho, decorre a segunda oficina "Cozedura de recipientes cerâmicos, das 9h30m às 19h30m, e visa a cozedura, das peças moldadas na primeira oficina, em fogueira aberta e soenga fechada.

Um agradecimento muito especial aos funcionários da Fundação Lapa do Lobo por todo o profissionalismo, simpatia e dedicação que dedicaram a esta iniciativa.









sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ciclo de conferências "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja"

O Projecto Outeiro do Circo associa-se à Associação de Defesa do Património de Beja na organização de um ciclo de conferências dedicado às "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja".
Este ciclo será constituído por três sessões centradas nos três grandes períodos cronológicos que revelaram maior quantidade de novos dados na região de Beja, a Idade do Cobre, a Idade do Bronze e a Idade do Ferro, podendo mesmo falar-se numa verdadeira revolução de conhecimento ocorrida nos últimos anos.
Para além da síntese de conhecimento sobre cada um dos temas abordados, os oradores convidados também avançarão com algumas propostas/sugestões sobre formas de valorização e divulgação deste imenso manancial de vestígios que a investigação arqueológica nos deu a conhecer.
A primeira conferência está agendada para dia 23 de Maio às 21:30, na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, e estará a cargo de Ana Margarida Arruda, da UNARQ (Centro de Arqueologia) e Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, que nos falará sobre "A região de Beja durante a Idade do Ferro". 
No dia 8 de Junho será a vez de Miguel Serra, coordenador científico do Projecto Outeiro do Circo, membro da Palimpsesto, Lda. e do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património, nos trazer o tema "Era uma vez a Idade do Bronze! Investigação, divulgação e educação patrimonial".
O encerramento, no dia 22 de Junho, ficará a cargo de António Carlos Valera, da ERA, Arqueologia S.A. e membro do ICArEHB - Universidade do Algarve, que nos irá trazer a conferência "Recintos de fossos pré-históricos na região de Beja: um património tão desconhecido quanto notável e ameaçado"
Oportunamente serão divulgadas outras informações sobre as próximas conferências, bem como os respectivos resumos, mas para já aqui ficam o cartaz e o resumo da conferência de dia 23 de Maio.

A região de Beja durante a Idade do Ferro
Ana Margarida Arruda – UNIARQ (Centro de Arqueologia) e Centro de Estudos Clássicos. Universidade de Lisboa

Os trabalhos das últimas décadas nos “canais de Rega” do Alqueva puseram a descoberto na região de Beja “Um Admirável Mundo Novo” no que à Idade do Ferro diz respeito. De facto, o conjunto de necrópoles que foi descoberto é notável pelo número, mas, sobretudo pela riqueza e diversidade dos seus espólios. Este mundo funerário, que pôde associar-se, em raros casos, a alguns contextos domésticos, põe em evidência uma realidade até há pouco tempo muito mal caracterizada na região, que se insere ainda na 1ª metade do 1º milénio a.n.e. (século VI).
As características orientalizantes desta I Idade do Ferro são indiscutíveis ao nível dos materiais arqueológicos que se puderam recuperar em muitas das sepulturas destas necrópoles, mesmo que a arquitectura funerária possa apontar para matrizes sobretudo indígenas.
Estas necrópoles e os respectivos povoados, estes ainda muito mal conhecidos, são, pelo menos a partir das primeiras décadas do século IV a.n.e., substituídos por outros, onde o ritual funerário também sofre alterações substanciais, apesar da cultura material deter ainda uma óbvia feição mediterrânea. Quer o Cerro Furado quer os resultados obtidos nos trabalhos no centro urbano de Beja têm fornecido informação relevante que é necessário ter em atenção para traçar o quadro evolutivo da região ao longo de grande parte do 1º milénio a.n.e.




quarta-feira, 17 de maio de 2017

Canais de vídeo do Projecto Outeiro do Circo

Já se encontram em funcionamento os canais de vídeo do Projecto Outeiro do Circo no youtube e no vimeo.
Estes canais constituem-se como mais uma plataforma de divulgação dos trabalhos de investigação e divulgação desenvolvidos no âmbito deste projecto.
Estão disponíveis alguns vídeos que abrangem reportagens televisivas, mas também outros trabalhos desenvolvidos por voluntários e colaboradores do Projecto Outeiro do Circo.
Em breve serão disponibilizados mais alguns conteúdos.