segunda-feira, 20 de abril de 2015

Arqueologia e seus públicos - comunicar, divulgar e preservar a memória - Lisboa, 29 de Abril

O Projeto Outeiro do Circo vai estar presente no seminário "Arqueologia e seus públicos - comunicar, divulgar e preservar a memória", organizado pela Secção de Arqueologia da Sociedade de Geografia de Lisboa a 29 de Abril de 2015.


Título: A Educação Patrimonial no Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja): divulgar, envolver, preservar.
Autores: Miguel Serra e Eduardo Porfírio (Palimpsesto, Estudo e Preservação do Património Cultural, Lda.)

Resumo:
Desde 2008 que decorre um projeto de investigação arqueológica no Outeiro do Circo, povoado do Bronze Final situado no concelho de Beja, que promove uma forte aposta num programa de Educação Patrimonial, como forma de se projetar na comunidade local e de alcançar públicos diversificados, com o fim último de valorização e sensibilização do património arqueológico enquanto meio de desenvolvimento local.
As atividades desenvolvidas neste âmbito assentam em três vertentes fundamentais: divulgação do projeto de investigação através de uma vasta rede de ações destinadas a públicos distintos; envolvimento das comunidades locais, não só através da inclusão dos seus membros em atividades do projeto, mas sobretudo através da integração do próprio projeto na realidade local; preservação através da consciencialização das populações para a importância deste património na sua própria construção identitária.
O programa de Educação Patrimonial em curso no Projeto Outeiro do Circo não se constitui deste modo como mero retorno à sociedade e às entidades cooperantes, mas antes pretende ser uma forma de transmissão do conhecimento produzido capaz de transformar a realidade local de modo coletivo e em permanente diálogo com os vários agentes sociais.
Podemos afirmar que a maior pretensão deste programa passa então pela construção de mecanismos que permitam às comunidades locais apropriarem-se do seu património, identificando-se com ele e reconhecendo-o como parte da sua própria história e herança cultural. 

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