O Projeto Outeiro do Circo esteve presente no Arqueo Rurales II - Jornadas sobre Arqueologia y Comunidad Rural, que decorreu entre 22 e 25 de maio, na localidade de Guareña (Badajoz).
A comunicação do Projeto Outeiro do Circo, intitulada "Da divulgação à educação patrimonial. Breves reflexões sobre o passado, o presente e o futuro do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Alentejo, Portugal)", tinha como objetivo refletir criticamente sobre o projeto de Educação Patrimonial desenvolvido desde 2008 junto das comunidades localizadas nas envolvências do sítio arqueológico. Houve ainda tempo para apresentar algumas considerações sobre a direção futura do projeto tanto a nível teórico, como no que se refere ao programa de atividades a desenvolver futuramente.
(Fotografia da organização).
Neste evento debateu-se a gestão e a educação patrimonial destacando práticas educativas tradicionalmente menos valorizadas, mas que se revelam de grande valia para a valorização do património cultural junto das comunidades. Para o Projeto Outeiro do Circo, única participação portuguesa no evento, foi importante apresentar a nossa experiência ao nível da educação patrimonial e da sociabilização do património e, por outro lado, conhecer os diferentes projetos que têm vindo a trabalhar e a refletir sobre estas temáticas no país vizinho.
A nossa participação terminou com uma visita guiada ao interessante sítio arqueológico das Casas de Turuñuelo, cujo projeto de valorização está em preparação.
Reportagem fotográfica do evento disponível na página de Facebook do projeto Tarteso en comunidad.
Sem comentários:
Enviar um comentário