sexta-feira, 26 de abril de 2024

Balanço do workshop de cerâmica em Braga

No passado dia 20 de Abril decorreu o workshop Práticas de Investigação em Materiais Cerâmicos, nas instalações do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), com o qual o Projeto Outeiro do Circo tem um protocolo de colaboração. 

A sessão contou com 10 participantes, maioritariamente estudantes, e foi ministrada pelos arqueólogos Sofia Silva e Nuno Oliveira, que desenvolveram os procedimentos de Inventário e Classificação de Cerâmicas Proto-históricas

Tratou-se do 8º workshop realizado no âmbito do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023, que conta com o financimento da Câmara Municipal de Beja. 

Novas ações serão brevemente anunciadas. 





sexta-feira, 12 de abril de 2024

Workshop de cerâmica - Braga, 20 de Abril

O Projeto Outeiro do Circo organiza, no dia 20 de Abril, um workshop de Práticas de Investigação em Materiais Cerâmicos, que vai ter lugar no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga. 

Esta atividade decorre entre as 10h30 e as 12h30, sob orientação dos arqueólogos Sofia Silva e Nuno Oliveira e enquadra-se no Programa Educativo do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo, iniciado em 2022, com financiamento da Câmara Municipal de Beja. 

Os interessados no workshop poderão experimentar diferentes técnicas de investigação utilizadas no estudo de cerâmicas antigas e proceder ao inventário e classificação comparativo de cerâmicas proto-históricas do Sul e do Norte de Portugal. 


terça-feira, 9 de abril de 2024

Povoado da Idade do Bronze dos Castelos, Baleizão, em destaque na revista National Geographic - Portugal

A revista National Geograpihc - Portugal, traz na edição de Abril, um trabalho assinado pelo seu diretor, Gonçalo Pereira Rosa, intitulado "A revolução que aí vem", a propósito das potencialidades de utilização da tecnologia LiDAR para deteção de sítios arqueológicos. 

Um dos destaques da reportagem são os resultados obtidos pelo Odyssey Sensing Project, um consórcio liderado pela empresa ERA Arqueologia, S.A., em conjunto com as Universidades de Aveiro e da Maia, através das palavras de João Fonte e ilustrados pelo levantamento efetuado no povoado da Idade do Bronze Final dos Castelos, situado em Baleizão, no âmbito da colaboração com o Projeto Outeiro do Circo. 

A interpretação dos novos dados sobre os Castelos e sobre o Outeiro do Circo já foram alvo de uma apresentação pública em Beja, no passado mês de Setembro (ver AQUI), encontrando-se também publicado um artigo nas Actas do IV Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, que junta os resultados dos Castelos e do povoado do Laço, situado em Brinches, Serpa (artigo disponível AQUI).

terça-feira, 2 de abril de 2024

Projeto Outeiro do Circo no congresso da European Association of Archaeologists - Roma, 28 a 31 de Agosto

O Projeto Outeiro do Circo com comunicação aceite no 30º Congresso Anual da European Association of Archaeologists (EAA), a ter lugar em Roma, entre os dias 28 e 31 de Agosto de 2024.

O trabalho "Tracing lithic raw materials from Outeiro do Circo (Beja, Portugal) - portable X-Ray Fluorescence (pXRF) utility", da autoria de Sofia Soares (LNEG), Teresa Silva (LNEG), Miguel Serra (CEAACP), Eduardo Porfírio (CEAACP) e Sofia Silva, está inserido na sessão "From Lab to Field, from Vertical to Horizontal. New approaches to the use of portable X-Ray Fluorescente (pXRF) in archaeology".

O documento submetido incide na caraterização geoquímica de artefactos líticos, maioritariamente denticulados de foice, através da utilização de equipamento portátil de Fluorescência de Raio-X e na sua comparação com os resultados obtidos por outros métodos, com o objetivo de identificar as "impressões digitais" químicas que permitam relacionar os artefactos líticos com os tipos de rocha da região. 

O presente estudo resulta da colaboração com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia - LNEG, realizado por Sofia Soares, consultora científica do Projeto Outeiro do Circo na área da geologia. 

Resumo/Abstract:

The Late Bronze Age settlement of Outeiro do Circo in Beja, Portugal underwent archaeological excavations from 2008 to 2021. During these excavations, the lithic industry identified shows the maintenance of ancient traditions, that reveal a former chalcolithic occupation, but mainly the presence of an important set of lithic artefacts, mostly made up of sickle elements, which played an important role in some essential activities, to the Late Bronze Age community, such as agriculture. This paper focuses on the chemical characterization of the lithic materials found at the archaeological site using portable X-ray fluorescence (XRF) equipment. The results obtained from this technique were compared with those obtained from other techniques such as X-ray diffraction (XRD) and Raman spectroscopy. The aim was to establish "chemical fingerprints" that can be used to correlate the lithic materials with the different rock types found in the area. The preliminary results of this study are presented and discussed. Additionally, the utility of portable X-ray fluorescence as a non-destructive technique for determining the provenance of lithic materials is evaluated. In summary, this paper provides insights into the lithic industry found at the Late Bronze Age settlement of Outeiro do Circo and to the use of portable X-ray fluorescence, along with other techniques, for the determination of lithic raw materials. 

Mais informações sobre o congresso da EAA, AQUI



segunda-feira, 1 de abril de 2024

Oficina de Arqueologia para grupo de teatro

O Projeto Outeiro do Circo colaborou com o Teatro da Garagem (Lisboa); através da realização da oficina pedagógica "Memória dos objetos: ver, sentir e partilhar", dirigida aos participantes do Daylight Project`24

A atividade decorreu em Beringel, no dia 30 de março, onde o Teatro da Garagem se encontra a promover um processo de investigação para teatro, centrado em atividades locais, sob o tema "Tocar a terra, moldar o barro, tocar o outro, tocar o mar, tocar o tempo da brisa de um canto popular". 

Os participantes, estudantes de ensino superior e profissionais de teatro de diversos países (Turquia, Grécia, Letónia, Brasil, Espanha, Portugal), puderam experimentar um contacto direto com artefactos arqueológicos e réplicas de materiais da Idade do Bronze, para conhecerem as suas formas, materiais, usos e transformações, de modo a criarem uma história sobre cada objeto que tinham em mãos. 

A oficina contou ainda com a participação de Paulo Colaço, musico bejense, que se encontra a desenvolver um projeto que envolve a captação e tranformação do vento em música, através de uma escultura sonora colocada no Outeiro do Circo, aproveitando também para dar a conhecer a viola campaniça aos participantes. 

Mais informações sobre o Teatro da Garagem AQUI

Notícia sobre o Daylight Project`24 AQUI