domingo, 10 de setembro de 2023

Resultados do projeto Odyssey no Outeiro do Circo

No passado dia 8 de setembro, teve lugar, em Beja, uma conferência dedicada aos resultados obtidos pelo Odyssey Sensing Project nos sítios arqueológicos do Bronze Final do Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel) e dos Castelos (Baleizão). 

A ssesão, organizada pelo Projeto Outeiro do Circo e pela Câmara Municipal de Beja, decorreu no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano e contou com as intervenções de Miguel Serra (Projeto Outeiro do Circo), João Fonte e Tiago do Pereiro (Era Arqueologia). 

Foram apresentados os resultados dos levantamentos de drone equipados com tecnologia LiDAR, sobre os dois povoados mencioados. 

No caso do Outeiro do Circo, observou-se uma grande correspondência entre o levantamento agora efetuado e as propostas de interpretação da planta das muralhas, baseadas em trabalhos anteriores de fotointerpretação. No entanto, a aplicação da tecnologia LiDAR ao Outeiro do Circo permitiu uma melhor definição da planta da muralha e novos elementos, como uma possível 2ª entrada, que merecerão atenção futura através de confirmação no terreno. 

As principais novidades do projeto Odyssey na região de Beja ficaram, no entanto, reservadas para um outro povoado do Bronze Final, menos conhecido da investigação, o sítio dos Castelos, junto ao Rio Guadina, na freguesia de Baleizão.

Este povoado, que se considerava ter uma área de ocupação de cerca de 6 hectares, definida por duas linhas de muralha, possuí, afinal, uma impressionante área de 45 hectares, com diversas linhas de muralha, grandes bastiões, torreões, recintos interiores ou acrópoles, revelando uma complexidade muito para além do que era expectável.

Os resultados agora apresentados publicamente continuarão a ser objeto de publicações de caracter científico, que serão brevemente anunciadas. 

Da parte do Projeto Outeiro do Circo, resta agradecer à equipa do Projeto Odyssey, a colaboração realizada e a partilha de conhecimentos, indispensável para a valorização e divulgação deste importante património arqueológico. 

Sem comentários: