O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, acolheu mais um workshop do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023.
Tratou-se de mais uma colaboração com a cooperativa O Legado da Terra, responsável pelo workshop "Zooarqueologia, do Laboratório à Divulgação: as faunas da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo (Mombeja, Beja) como caso de estudo", dinamizado por Nelson J. Almeida.
A sessão contou com 18 participantes, maioritariamente alunos do curso de arqueologia da Universidade do Minho, que demonstraram elevado interesse e participação.
A iniciativa contou com uma breve sessão de abertura, a cargo de Alexandra Cerveira Lima, diretora do Museu, que reforçou a importância de manter a parceria entre o Projeto Outeiro do Circo e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, a quem aproveitamos para deixar os nossos agradecimentos pela total disponibilidade de colaboração e cedência das instalações para acolher o workshop.
Seguiu-se uma apresentação sobre as ações em curso, a cargo de Sofia Silva, responsável científica pelo projeto e coarganizadora da sessão.
De seguida, o formador Nelson J. Almeida, membro da equipa do projeto e da cooperativa O Legado da Terra, professor na Universidade de Évora e investigador da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, enquadrou os participantes nas metodologias utilizadas para estudo das faunas encontradas em contextos arqueológicos e apresentou os principais resultados zooarqueológicos obtidos nas escavações desenvolvidas no povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo. O workshop contou com uma vertente prática, através do manuseamento da coleção de referência do autor, aspeto que gera sempre grande interesse entre os participantes.
Mais uma vez reiteramos o nosso agradecimento a todos os que manifestaram interesse em participar no workshop, bem como a todas as entidades envolvidas na sua organização e realização.
Brevemente serão anunciados novas iniciativas que se encontram a ser programadas.
Fotos: João Reis - O Legado da Terra, Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Sofia Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário