terça-feira, 9 de maio de 2023

Participação do Projeto Outeiro do Circo no Dia do Geólogo

No passado dia 5 de Maio, o Projeto Outeiro do Circo participou nas comemorações do Dia do Geólogo, assinalado em Aljustrel. 

A inciativa, uma organização conjunta do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e da Câmara Municipal de Aljustrel, consistiu num colóquio sob o tema central "O geológo e a importância dos Serviços Geológicos no conhecimento geocientífico do território nacional". 

A participação do Projeto Outeiro do Circo ficou a cargo de Sofia Soares, geóloga do LNEG e consultora científica do projeto, com a comunicação "O que é isto de ser geólogo? A geologia no projeto arqueológico do Outeiro do Circo (Beja)".

A apresentação iniciou-se com um enquadramento sobre os fundamentos da Geologia e das suas múltiplas aplicações, seguindo-se os contributos desta ciência na Arqueologia e, por fim, uma síntese sobre os trabalhos desenvolvidos no Outeiro do Circo e exemplos da colaboração com a área da geologia para a caraterização da região envolvente, nomeadamente ao nível de recursos hidrícos, caraterização de solos, geomorfologia e o estudo dos líticos através da identificação das matérias primas e da identificação das áreas de captação de recursos. 

No final da apresentação foram ainda discutidos alguns métodos analíticos que se encontram a ser aplicados ao estudo dos artefactos líticos do Outeiro do Circo no âmbito do projeto de investigação e divulgação em curso.


 


Sem comentários: